Chamadas de emergência usando Android terão localização compartilhada
Não é necessário instalar nenhum aplicativo adicional para ter acesso ao serviço.
As chamadas telefônicas para serviços de emergência, como da polícia, dos bombeiros e do Samu, terão sua localização compartilhada. O serviço vale para aparelhos celulares que utilizam o sistema operacional Android 5.0 e resulta de uma parceria entre a Agência Nacional e o Google.
{compartilhar}
Batizado de Serviço de Localização de Emergência (ELS), a iniciativa promete facilitar e agilizar o resgate em casos de emergência. Não é necessário instalar nenhum aplicativo adicional para que a localização funcione, pois ele já está disponível em todos os dispositivos Android com a versão 5.0.
Leia também:
- Saiba como redes de ensino que proíbem celulares aplicam as regras
- Secretaria de Saúde pede doações de sangue para suprir demanda no Paraná
- Exposição ‘Expotécnica’, no Teatro Calil Haddad, promove imersão para crianças e adolescentes
- Shopee oferece vagas de jovem aprendiz em Maringá; saiba como se inscrever
A Anatel informou ainda que, para manter a privacidade dos usuários, o recurso só compartilha informações caso sejam realizadas ligações de emergência e não acessa ou armazena os dados.
O serviço é oferecido via internet, e funciona mesmo em condições adversas, como conexão instável.
Segundo a Anatel, a nova tecnologia, lançada nesta quarta-feira (22), será essencial para aumentar a rapidez e a precisão no tempo de respostas nos resgates, para que mais vidas sejam salvas.
“O atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) começa a partir do chamado telefônico, quando são passadas as primeiras orientações para os primeiros cuidados da vítima”, disse a agência reguladora.