Fernanda Torres e ‘Ainda Estou Aqui’ estão entre indicados ao Oscar 2025
Anúncio foi realizado na manhã desta quinta-feira (23). Musical francês ‘Emilia Pérez’ é produção que concorre a mais estatuetas na cerimônia deste ano, com 13 indicações.
As campanhas históricas de Fernanda Torres e ‘Ainda Estou Aqui’ continuam. No anúncio dos indicados ao Oscar 2025, realizado pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences na manhã desta quinta-feira (23), em Los Angeles, a atriz e o longa brasileiros garantiram, respectivamente, indicações nas categorias de Melhor Atriz, Melhor Filme Internacional e Melhor Filme.
{compartilhar}
Agora, Fernanda Torres se junta à mãe, Fernanda Montenegro, como as únicas atrizes brasileiras indicadas ao Oscar de atuação.
A presença da brasileira entre os nomes anunciados hoje não era garantida, já que a categoria estava especialmente disputada neste ano. Cynthia Erivo (‘Wicked’), Karla Sofía Gascón (‘Emilia Perez’) e Mikey Madison (‘Anora’) eram as únicas praticamente garantidas entre as indicadas. Após a vitória no Globo de Ouro, Demi Moore também passou a compor as listas que previam as integrantes da categoria, com o último lugar disputado por Fernanda Torres, Marianne Jean-Baptiste, Nicole Kidman e Pamela Anderson.
‘Ainda Estou Aqui’, dirigido por Walter Salles e baseado no livro homônimo que conta a trajetória de luta de Eunice Paiva após o desaparecimento do marido, Rubens Paiva, durante a ditadura militar, tem outro grande feito: é a primeira produção da América do Sul a ser indicada na categoria de Melhor Filme, a mais importante da premiação.
O musical francês ‘Emilia Pérez’ recebeu o maior número de indicações — 13 no total — seguido por ‘O Brutalista’ e ‘Wicked’, que concorrem em 10 categorias cada. O drama ‘Conclave’ e a cinebiografia ‘Um Completo Desconhecido’, sobre o início da carreira de Bob Dylan, disputam oito estatuetas
A cerimônia da 97ª edição do Oscar será realizada em 2 de março no Dolby Theater, em Los Angeles.
Confira a lista completa de indicados:
Melhor Filme
- ‘Ainda Estou Aqui’
- ‘Anora’
- ‘A Substância’
- ‘Conclave’
- ‘Duna: Parte 2’
- ‘Emilia Pérez'
- ‘Nickel Boys’
- ‘O Brutalista’
- ‘Um Completo Desconhecido’
- ‘Wicked’
Melhor Direção
- Sean Baker - ‘Anora’
- Coralie Fargeat - ‘A Substância’
- Jacques Audiard - ‘Emilia Pérez’
- Brady Corbet - ‘O Brutalista’
- James Mangold - ‘Um Completo Desconhecido’
Melhor Atriz
- Fernanda Torres - ‘Ainda Estou Aqui’
- Mikey Madison - ‘Anora’
- Demi Moore - ‘A Substância’
- Karla Sofía Gáscon - ‘Emilia Pérez’
- Cynthia Erivo - ‘Wicked’
Melhor Ator
- Ralph Fiennes - ‘Conclave’
- Sebastian Stan - ‘O Aprendiz’
- Adrien Brody - ‘O Brutalista’
- Colman Domingo - ‘Sing Sing’
- Timothée Chalamet - ‘Um Completo Desconhecido’
Melhor Atriz Coadjuvante
- Isabella Rossellini - ‘Conclave’
- Zoe Saldaña - ‘Emilia Pérez’
- Felicity Jones - ‘O Brutalista’
- Monica Barbaro - ‘Um Completo Desconhecido’
- Ariana Grande - ‘Wicked’
Melhor Ator Coadjuvante
- Yura Borisov - ‘Anora’
- Kieran Culkin - ‘A Real Pain’
- Jeremy Strong - ‘O Aprendiz’
- Guy Pearce - ‘O Brutalista’
- Edward Norton - ‘Um Completo Desconhecido’
Melhor Roteiro Adaptado
- ‘Conclave’
- ‘Emilia Pérez’
- ‘Nickel Boys’
- ‘Sing Sing’
- ‘Um Completo Desconhecido’
Melhor Roteiro Original
- ‘Anora’
- ‘A Real Pain’
- ‘A Substância’
- ‘O Brutalista’
- ‘September 5’
Melhor Filme Internacional
- ‘Ainda Estou Aqui’
- A Garota da Agulha'
- ‘A Semente do Fruto Sagrado’
- ‘Emilia Pérez’
- ‘Flow’
Melhor Documentário
- ‘Black Box Diaries’
- 'No Other Land'
- ‘Guerra da Porcelana’
- 'Soundtrack to a Coup d’Etat'
- ‘Sugarcane’
Melhor Documentário em Curta-Metragem
- ‘Death by Numbers’
- 'I Am Ready, Warden'
- ‘Incident’
- 'Instruments of a Beating Heart'
- ‘The Only Girl In The Orchestra’
Melhor Design de Produção
- ‘Conclave’
- ‘Duna: Parte 2’
- ‘Nosferatu’
- ‘O Brutalista’
- ‘Wicked’
Melhor Fotografia
- ‘Duna Parte 2’
- ‘Emilia Pérez’
- ‘Maria
- Nosferatu’
- ‘O Brutalista’
Melhor Montagem
- ‘Anora’
- ‘Conclave’
- ‘Emilia Pérez’
- ‘O Brutalista’
- ‘Wicked’
Melhor Canção Original
- “Never Too Late”- 'Elton John: Never Too Late'
- “El Mal” - ‘Emilia Pérez’
- “Mi Camino” - ‘Emilia Pérez’
- “Like a Bird” - 'Sing Sing'
- “The Journey” - ‘The Six Triple Eight’
Melhor Animação
- 'Divertida Mente 2'
- ‘Flow’
- ‘Memórias de Um Caracol’
- ‘Robô Selvagem’
- ‘Wallace & Gromit: Avengança’
Melhores Efeitos Visuais
- ‘Alien: Romulus’
- 'Better Man: A História de Robbie Williams'
- ‘Duna: Parte 2’
- ‘Planeta dos Macacos: O Reinado’
- 'Wicked'
Melhor Cabelo e Maquiagem
- ‘A Substância’
- ‘Emilia Pérez’
- ‘Nosferatu’
- ‘Um Homem Diferente’
- ‘Wicked’
Melhor Figurino
- ‘Conclave’
- ‘Gladiador 2’
- ‘Nosferatu’
- ‘Um Completo Desconhecido’
- ‘Wicked’
Melhor Trilha Sonora
- ‘Conclave’
- ‘Emilia Pérez’
- ‘O Brutalista’
- ‘The Wild Robot’
- ‘Wicked’
Melhor Som
- ‘Duna: Parte 2’
- ‘Emilia Pérez’
- ‘Robô Selvagem’
- ‘‘Um Completo Desconhecido’
- ‘Wicked’
Melhor Curta-Metragem
- ‘A Lien’
- ‘Anuja’
- ‘I’m Not a Robot’
- ‘The Last Ranger’
- ‘The Man Who Could Not Remain Silent’
Melhor Curta-Metragem em Animação
- ‘Beautiful Men’
- ‘In The Shadow of The Cypress’
- ‘Magic Candis’
- ‘Wander to Wonder’
- ‘Yuck’