Banco de Leite do HU de Maringá está com estoque abaixo do necessário e pede doações
Unidade atende toda 15ª Regional de Saúde e um hospital em Paranavaí. Saiba quem pode doar.
O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário de Maringá (HUM) está em estado de alerta. Segundo a coordenação do setor, o estoque atual possui apenas um terço da quantidade necessária para suprir as unidades atendidas.
{compartilhar}
O BLH abastece a UTI Neonatal do HU, unidades da 15ª Regional de Saúde do Estado, que inclui Santa Casa de Maringá, Hospital Paraná e Hospital Bom Samaritano e também a Santa Casa de Paranavaí.
Leia também:
- Saiba como redes de ensino que proíbem celulares aplicam as regras
- Secretaria de Saúde pede doações de sangue para suprir demanda no Paraná
- Exposição ‘Expotécnica’, no Teatro Calil Haddad, promove imersão para crianças e adolescentes
- Shopee oferece vagas de jovem aprendiz em Maringá; saiba como se inscrever
Em 2024, a demanda encerrou em 250 doadoras por mês. A coordenadora Christyna Beatriz Genovez Tavares destaca que a quantidade não é suficiente para alimentar os 100 a 120 prematuros atendidos mensalmente.
“Deveria ser de 300 a 350 doadoras mensais, o que equivaleria a 300 litros de leite por mês. Esse montante já daria conta da nossa demanda”, explica.
Quem pode doar
Para ser uma doadora do Banco de Leite Humano do HU de Maringá as lactantes devem ter leite sobrando, priorizando a alimentação do próprio filho, e estarem em bom estado de saúde.
A forma mais adequada de doar é solicitando a visita de uma equipe do BLH pelo Whatsapp (44) 99900-4692 para retirada do leite. “Mesmo que a doadora mantenha o leite em isopor e traga até nós, não há como garantir a qualidade. Nós buscamos em caixa térmica, com gelo reciclável e temperatura controlada”, explica Tavares.
A coleta também é realizada em diferentes pontos da cidade durante a semana. Na segunda-feira equipes do BLH estão na região Norte da cidade; na terça, nas cidades de Iguatemi, Paiçandu e Mandaguaçu; na quarta, as equipes passam pela zona industrial de Maringá; na quinta, se alocam na Zona Sul e, na sexta, em Sarandi, Aquidaban e Marialva.