SAÚDE

Todos os medicamentos do Farmácia Popular serão 100% gratuitos, informa MInistério da Saúde

Gratuidade vale para 41 insumos oferecidos pelo programa, entre medicamentos e itens como fraldas e absorventes.

Todos os medicamentos do Farmácia Popular serão 100% gratuitos, informa MInistério da Saúde
Para retirar remédios pelo Farmácia Popular é necessário procurar por estabelecimentos credenciados, identificados com o logo do programa, com documento oficial com foto e CPF em mãos, além da receita médica. - Foto: Elza Fiuza/ Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (13) a gratuidade em 100% dos medicamentos e itens oferecidos pelo Farmácia Popular. Ao todo, os 41 insumos, entre remédios e itens como fraldas geriátricas e absorventes, serão disponibilizados pelo programa em farmácias credenciadas.

{compartilhar}

Anteriormente, 39 produtos eram oferecidos de maneira gratuita. A partir de agora, a Dapagliflozina, remédio utilizado para o tratamento de diabetes associado à doença cardiovasculares, e fraldas geriátricas, para pessoas com mais de 60 anos, também estarão disponíveis.

Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em publicação no X (antigo Twitter), a medida beneficia imediatamente 1 milhão de pessoas, que ainda pagavam coparticipação, e abrange toda a população brasileira.

Leia também:

A ministra também anunciou a expansão do programa, que atualmente está em 86% dos municípios do Brasil. “Abrimos credenciamento para 758 cidades que ainda não contam com o Farmácia Popular. Com prefeitos e prefeitas, vamos garantir que as pessoas de cada canto do país tenham acesso a esses benefícios, cuidando bem do Brasil”, explicou em seu perfil do X.

Para retirar remédios pelo Farmácia Popular é necessário procurar por estabelecimentos credenciados, identificados com o logo do programa, com documento oficial com foto e CPF em mãos, além da receita médica, do SUS ou de serviços particulares de saúde, dentro do prazo de validade. 

Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa