CIDADE

Programação da Semana do Meio Ambiente traz projeto para reciclagem de óleo de cozinha; confira

Ações promovidas pela Prefeitura de Maringá acontecem entre os dias 5 e 7 de junho.

Programação da Semana do Meio Ambiente traz projeto para reciclagem de óleo de cozinha; confira
Durante o evento, serão lançadas iniciativas que contribuem com a agenda climática e a preservação ambiental. - Foto: Reprodução/Thiago Louzada/PMM

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na próxima segunda-feira (5), a Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Maringá, acontece entre os dias 5 e 7 de junho.  

{compartilhar}

Durante o evento, serão lançadas iniciativas que contribuem com a agenda climática e a preservação ambiental, como o ‘Projeto Óleo Zero’, maior programa da história da cidade para reciclagem de óleo de cozinha usado.

Inicialmente, o ′Óleo Zero′ vai atender cerca de 70 mil moradores de 350 condomínios da cidade. A iniciativa, realizada pelo município em parceria com a empresa FurioRecicla e a Euro Administradora de Condomínios, consiste na instalação de recipientes específicos nos condomínios para descarte do óleo. Cada 1 litro de óleo recolhido retornará para o condomínio em produtos de limpeza produzidos a partir da substância descartada. Após a primeira etapa, a ideia é ampliar a iniciativa para outros condomínios e instalar pontos de coleta pela cidade.  

Confira a programação completa:

Segunda-feira, 5

Local: Centro De Ação Cultural Márcia Costa (Cac), na Avenida XV De Novembro, 514

  • 14h - Abertura da ′Semana de Meio Ambiente′, com o lançamento do ′Programa Maringá pelo Clima′ e lançamento do ′Projeto Óleo Zero′
  • 15h - Palestra com o Professor Roger Paulo Mormul sobre o tema ′Pacto Global pelo Clima′
  • 15h30 -  Apresentação de ações de empresas convidadas que contribuem para a agenda climática
  • 16h -  Mesa redonda com autoridades, pesquisadores, gestores, empreendedores, técnicos sobre a temática mudanças climáticas. 

Terça-feira, 6

Local: Auditório Hélio Moreira, anexo ao Paço Municipal 

  • 9h - Abertura do ′Encontro de Municípios Descentralizados′, com a presença do prefeito Ulisses Maia, secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge e diretor-presidente do Instituto Água e Terra, Everton Luiz da Costa Souza. Na ocasião, haverá assinatura do convênio de licenciamento ambiental pleno para Maringá e do convênio para monitoramento de águas subterrâneas no entorno do Parque do Ingá.
  • 11h - Debates entre técnicos, fiscais e jurídico do IAT e Conselho Estadual de Meio Ambiente com municípios presentes.
  • 14h30 - Treinamento prático em empresa de Maringá sobre fiscalização ambiental.

Quarta-feira, 7 

Local: Avenida Pioneiro Alício Arantes Campolina, 650

  • 14h30 - Ações de educação ambiental com pinturas do projeto ′O Rio Começa Aqui′ e atividades de conscientização da comunidade
  • 15h30 - Lançamento do I Pomar Urbano Sensorial com o plantio de mudas frutíferas no fundo de vale do Córrego Mandacaru.
Maringa.Com, com informações da Prefeitura de Maringá
Por Vanessa Santa Rosa