SAÚDE

Vacina BCG passa a ser aplicada apenas na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde

De acordo com informações da Prefeitura de Maringá, concentração das doses no local tem como objetivo evitar desperdício.

Vacina BCG passa a ser aplicada apenas na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde
Para a imunização, pais ou responsáveis devem apresentar a carteirinha de vacina, CPF (descrito na certidão de nascimento), número do cadastro municipal e documentos pessoais dos responsáveis. - Foto: Arquivo/PMM

A Prefeitura de Maringá concentrou a aplicação das doses da vacina BCG na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde para evitar o desperdício de doses. A vacinação no local ocorre das 8h30 às 14h30. O imunizante segue ofertado para bebês nascidos nas maternidades do Hospital Universitário e do Hospital Santa Casa, que já aplicam a vacina desde o segundo semestre de 2024. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Aclimação, Mandacaru, Alvorada III e Iguaçu seguem, temporariamente, sem a aplicação da vacina.

{compartilhar}

Após a abertura do frasco, a vacina da BCG tem validade de apenas seis horas. Como cada frasco contém múltiplas doses, aplicá-lo em locais com baixa demanda pode levar à perda de vacinas. A medida será mantida até que o Ministério da Saúde normalize o reabastecimento, garantindo que nenhuma criança fique sem imunização”, explica o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

Leia também:

No dia 30 de abril, as últimas doses da vacina BCG disponíveis no município expiraram. Nesta terça-feira (6) a Prefeitura de Maringá recebeu uma nova remessa do Ministério da Saúde com 50 frascos e decidiu concentrar a aplicação na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde.

Recomendada pelo Ministério da Saúde para as primeiras horas de vida, preferencialmente ainda na maternidade, a vacina BCG protege os bebês contra as formas graves de tuberculose. Antes de vacinar a criança, é necessário que os pais ou responsáveis realizem o cadastro do bebê na Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência. Para o cadastro é necessário levar os documentos da criança (registro de nascimento, CPF e resumo de alta hospitalar) e documentos pessoais dos pais ou responsáveis.

Os responsáveis pelos bebês que não foram vacinados devem procurar, neste momento, a Sala de Vacina da Secretaria de Saúde após cadastro na UBS. A vacina BCG é fundamental para a proteção das crianças e deve ser aplicada nas primeiras semanas de vida. Vacinar é um ato de cuidado e amor pelo bebê”, explica a coordenadora da Sala de Vacina, Edlene Goes.A BCG é administrada em dose única e indicada para crianças menores de cinco anos. Bebês prematuros podem receber a vacina desde que tenham mais de 2 kg.

Para a imunização, pais ou responsáveis devem apresentar a carteirinha de vacina, CPF (descrito na certidão de nascimento), número do cadastro municipal e documentos pessoais dos responsáveis.

Prefeitura de Maringá