Robert Francis Prevost, dos Estados Unidos, é o novo papa da Igreja Católica
Pontífice foi escolhido na quarta rodada de votos do conclave e será conhecido como Leão XIV.

O conclave chegou a um consenso e o papa Robert Francis Prevost, dos Estados Unidos, foi escolhido como o novo líder da Igreja Católica. O nome escolhido pelo 267º papa foi Leão XIV.
{compartilhar}
Prevost tem 69 anos, nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, e apareceu em diversas listas de favoritos ao papado. Apesar de ser americano, sua trajetória religiosa se deu na América Latina, principalmente no Peru.
Próximo de Francisco, falecido em 21 de abril, Prevost alcançou altos cargos da Cúria Romana: foi prefeito do Dicastério para Bispos e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.
Esta é a primeira vez que um norte-americano é eleito papa, assim como o primeiro pontífice de um país de maioria protestante.
A fumaça branca, que indica a escolha de um novo papa, saiu da chaminé da Capela Sistina às 13h08 desta quinta-feira (8), na quarta rodada de votação do conclave, que começou ontem.
Nas duas últimas eleições de escolha para o pontificado, em 2005 e 2013, os cardeais também chegaram ao consenso no segundo dia do processo.