GERAL

Papa Leão XIV já visitou cidades do Paraná

Robert Francis Prevost passou por comunidades paranaenses da Ordem de Santo Agostinho em 2002.

Papa Leão XIV já visitou cidades do Paraná
As visitas aconteceram em comunidades brasileiras da Ordem de Santo Agostinho. Na época, Robert Prevost morava no Peru, onde passou grande parte de sua trajetória religiosa. - Foto: Vatican Media

Quando ainda era líder da Ordem de Santo Agostinho, no início dos anos 2000, Robert Francis Prevost, o papa Leão XIV, visitou cidades do Paraná. O norte-americano, eleito novo pontífice no conclave encerrado nesta quinta-feira (8), passou por Curitiba, Ponta Grossa e Rolândia.

{compartilhar}

O papa Leão XIV esteve em Rolândia em 2002.  Créditos: Acervo pessoal/Pascom de Rolândia

As visitas aconteceram em comunidades brasileiras da Ordem de Santo Agostinho. Na época, Robert Prevost morava no Peru, onde passou grande parte de sua trajetória religiosa.

Leão XIV também visitou cidades de Minas Gerais, em 2004 e 2012, e participou de eventos dos frades agostinianos. Em uma foto que viralizou nas redes sociais, o papa aparece segurando um copo de cerveja em Belo Horizonte.

Robert Prevost, vestido de camisa azul à direita, em evento no Colégio Santo Agostinho de Belo Horizonte, em 2004. Créditos: Colégio Santo Agostinho

“O menos americano entre os americanos”

O primeiro papa agostiniano da história tem 69 anos, nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, e morou no Peru durante duas décadas. 

Foi no país sul-americano que atuou no projeto de formação conjunta para aspirantes agostinianos. Em 1989, assumiu o cargo de vigário judicial na arquidiocese de Trujillo, além de ter trabalhado como professor de direito canônico, patrístico e moral no Seminário Maior San Carlos e San Marcelo.

Depois de um retorno a Chicago, foi nomeado administrador apostólico da diocese peruana de Chiclayo e, posteriormente, elevado a bispo.

Era próximo de Francisco, que também o incluiu entre os membros da Congregação para o Clero e da Congregação para os Bispos e o promoveu a arcebispo e prefeito do Dicastério para os Bispos da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Devido à sua trajetória religiosa e os anos passados fora dos Estados Unidos, era conhecido entre os participantes do conclave como o cardeal “menos americano entre os americanos”.

Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa