ELEIÇÕES

Veja como cada candidato à prefeitura de Maringá respondeu ao questionário do Maringa.Com

Série de entrevistas permite que eleitorado compare propostas dos concorrentes ao cargo.

Veja como cada candidato à prefeitura de Maringá respondeu ao questionário do Maringa.Com
Entre os temas abordados nas perguntas estão segurança, cultura, mobilidade urbana, turismo e infraestrutura. - Foto: Divulgação

Neste domingo (6), mais de 300 mil jovens e adultos aptos a votar vão escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores de todos os municípios brasileiros, exceto Distrito Federal e o arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco. 

{compartilhar}

Caso necessário, o segundo turno está previsto para 27 de outubro. As votações serão abertas a partir das 8h e encerram às 17h, considerando o horário oficial de Brasília.

Leia também: 

Considerando o fator decisivo das Eleições Municipais de 2024 pelos próximos quatro anos, o Maringa.Com realizou uma série de entrevistas com os cinco candidatos à prefeitura de Maringá. 

Entre os temas abordados nas perguntas estão segurança, cultura, mobilidade urbana, turismo e infraestrutura.

A seguir, confira e compare, em ordem alfabética, as respostas de cada um dos candidatos à prefeito de Maringá:

Edson Scabora - PSD

Candidato vai disputar a prefeitura pela coligação PSD, Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e Partido Socialista Brasileiro (PSB). A vice será a advogada Ana Nerry, do MDB. Foto: Divulgação

Scabora propõe fortalecer a segurança pública em Maringá, ampliando o efetivo da Guarda Civil Municipal, intensificando o patrulhamento motorizado e canino, e expandindo o uso de tecnologias como câmeras de monitoramento e um aplicativo de comunicação rápida com as forças de segurança. 

Além disso, ele busca melhorar o transporte público com a implementação de tarifa social e, futuramente, tarifa zero para todos, além de investir na mobilidade urbana sustentável, com a expansão de ciclovias e incentivo ao uso de bicicletas.

Na área social, o candidato pretende ampliar os serviços para a população em situação de rua, com a construção de um novo Centro Pop e a expansão das abordagens sociais. 

Ele também visa fomentar o turismo local, investindo em novos projetos, como a Casa Internacional de Negócios, e melhorar a infraestrutura urbana com a construção de novas escolas, hospitais, centros esportivos e moradias populares. 

Seu plano de governo também prevê o fortalecimento das políticas culturais, com o aumento de recursos para projetos artísticos e eventos que celebrem a cultura local.

Clique aqui e confira a entrevista completa com Edson Scabora.

Evandro de Oliveira - PSDB

Candidato disputa pela coligação "Compromisso com Maringá" formada pelo PSDB, Cidadania e Avante. O vice será o vereador Adriano Bacurau, do PSDB. Foto: Divulgação 

Evandro de Oliveira propõe um enfoque coordenado para aumentar a segurança pública em Maringá, com a intensificação da vigilância por câmeras e a presença da Guarda Civil Municipal, além de realizar abordagens policiais frequentes e inesperadas para combater a criminalidade, especialmente entre os moradores de rua. 

Ele sugere também reabrir o Hospital Psiquiátrico para tratar pessoas com problemas mentais e de dependência, e enfatiza a importância de um levantamento social detalhado para ajudar na reintegração dos moradores de rua à sociedade. 

Na área de mobilidade, seu plano inclui a redefinição das linhas de ônibus, maior número de horários e a criação de vias exclusivas para transporte público, além de expandir as ciclovias para promover um transporte mais sustentável.

No que diz respeito ao turismo, o candidato destaca o potencial gastronômico e cultural de Maringá, sugerindo a criação de roteiros turísticos voltados para atrações como o "cachorrão", pesqueiros e o turismo rural, além de reforçar a promoção das manifestações artísticas locais. 

Em termos de infraestrutura, ele prioriza a melhoria da saúde pública e a construção de novas escolas adequadas para crianças e professores, e acredita que o maior desafio de sua administração será garantir o crescimento sustentável de Maringá, promovendo qualidade de vida e atraindo o desenvolvimento para que os maringaenses não precisem mudar para ter uma vida melhor.

Clique aqui e confira a entrevista completa com Evandro de Oliveira.

Humberto Henrique - PT

Candidato disputa com o apoio de duas federações: a primeira formada pelo PT, PC do B e Partido Verde; e a segunda composta pela Rede Sustentabilidade e pelo PSOL. A vice será a advogada Brenda Silveira, da Rede. Foto: Divulgação

O candidato Humberto Henrique propõe aumentar a segurança pública em Maringá com a ampliação do efetivo da Guarda Municipal, passando de 162 para 200 agentes, e a criação de sete unidades da Guarda Cidadã em regiões estratégicas, como no centro e nos distritos. 

Ele também busca uma atuação integrada com outras áreas, como saúde e infraestrutura, para lidar com a população em situação de rua, propondo um trabalho conjunto com entidades e programas de capacitação para reintegração social. 

Além disso, planeja repactuar o contrato de transporte coletivo para reduzir a tarifa e criar condições para uma eventual tarifa zero, além de melhorar a infraestrutura com terminais regionais e corredores exclusivos para o transporte público.

Na área de infraestrutura, Humberto visa a construção e reforma de Unidades Básicas de Saúde (UBS), ampliação de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas, e a duplicação do Contorno Sul para melhorar o trânsito. 

Ele também pretende expandir a malha cicloviária e melhorar a segurança para ciclistas, além de priorizar o transporte coletivo. 

Para o turismo, ele planeja revitalizar o Parque do Ingá e implementar novos eventos esportivos como maratonas e meias maratonas, além de valorizar os pontos turísticos locais. 

Seu foco principal é descentralizar os serviços e garantir que a política pública chegue efetivamente aos bairros, promovendo segurança, infraestrutura e qualidade de vida para todos.

Clique aqui e confira a entrevista completa com Humberto Henrique.

Pastor José Santos - Mobiliza

Candidato disputa a Prefeitura de Maringá pelo partido Mobiliza com o empresário Laerte Licci de vice. Foto: Divulgação

Para enfrentar a violência, o candidato Pastor José Santos acredita que é necessário abordar o uso de álcool e drogas, afastando as pessoas do vício. 

Na área de assistência social, sugere a criação de um centro de desenvolvimento humano, oferecendo recuperação, moradia e trabalho para pessoas em situação de rua. 

Ele defende a abertura do mercado de transporte público, permitindo a concorrência e aumentando a qualidade dos serviços prestados.

Na área de turismo, ele propõe a construção de um autódromo capaz de receber grandes eventos como a Fórmula 1, Fórmula Truck e Moto GP. 

Para as atividades culturais, o candidato deseja promover eventos com artistas famosos e também dar visibilidade aos novos talentos locais. 

No setor de infraestrutura, destaca como prioridades a construção da UPA em Floriano, centros esportivos, um centro para idosos e a oferta de moradia. 

Seu principal desafio, caso eleito, será melhorar a saúde e a segurança pública em Maringá.

Clique aqui e confira a entrevista completa com Humberto Henrique.

Silvio Barros - PP

Barros vai disputar seu terceiro mandato pela coligação "Maringá merece mais". A vice será a farmacêutica Sandra Jacovós. Foto: Divulgação

O candidato Silvio Barros propõe uma série de ações integradas para melhorar a segurança pública em Maringá, como a reativação e implantação de módulos policiais nos bairros e distritos, convocação de guardas municipais e aumento do monitoramento por câmeras. 

Além disso, sugere a criação do programa "Segurança Presente", integrando as forças de segurança e fortalecendo o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG). 

Na área de assistência social, ele defende um atendimento humanizado às pessoas em situação de rua, com uma rede multiprofissional e parcerias com entidades assistenciais para promover a reintegração social.

No setor de mobilidade urbana, Barros propõe a implantação da tarifa zero para o transporte público, como forma de tornar o serviço mais atrativo e reduzir a dependência de veículos individuais. 

Ele também planeja ampliar a rede de ciclovias e promover a mobilidade sustentável. 

Na infraestrutura, destaca a construção de UPAs nas zonas Leste e Oeste, além de obras de mobilidade como a duplicação do Contorno Sul e a construção de viadutos para melhorar o trânsito. 

Para o setor cultural, Barros planeja recuperar espaços públicos e implementar o programa "Fábricas de Cultura", visando estimular a produção cultural local e ampliar o acesso à arte.

Clique aqui e confira a entrevista completa com Silvio Barros.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento