GERAL

Incêndio em subestação do Paraná causa apagão em pelo menos 20 estados brasileiros

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o fornecimento de energia elétrica levou cerca de duas horas para ser reestabelecido.

Incêndio em subestação do Paraná causa apagão em pelo menos 20 estados brasileiros
A ocorrência foi registrada à 0h32 no Sistema Interligado Nacional (SIN) e provocou a interrupção de cerca de 10.000 megawatts (MW) de carga. - Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), causou um apagão em  pelo menos 20 estados e no Distrito Federal durante a madrugada desta terça-feira (14), segundo o Ministério de Minas e Energia. 

{compartilhar}

A ocorrência foi registrada à 0h32 no Sistema Interligado Nacional (SIN) e provocou a interrupção de cerca de 10.000 megawatts (MW) de carga. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no momento da falha, “a Região Sul exportava cerca de 5.000 MW para o Sudeste/Centro-Oeste”.

Além do Distrito Federal, os estados afetados foram: Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. 

Leia também:

“O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que, em até uma hora e meia, todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste foram restabelecidas. As cargas da Região Sul foram recompostas totalmente por volta de duas horas e meia após a ocorrência.”, explicou a ONS, em nota.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a pasta e o ONS vão se reunir às 11h desta terça-feira (14) para discutir o apagão. 

As causas do incêndio ainda não foram descobertas, mas a Copel afirmou que as chamas foram controladas pelos bombeiros e nenhum equipamento da companhia ou de outra empresa que fica instalada na subestação foi danificado.

Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa