Peça de teatro sobre cooperativismo circula por Maringá e região
Circulação começa em Astorga e, com intérprete de Libras, aborda o tema de forma lúdica.

Depois de circular por dez cidades paranaenses em 2022, o espetáculo “Fuzuê”, da Forféu Atividades Artísticas, realiza uma nova circulação por mais seis cidades do Estado, começando por Astorga nesta sexta-feira, dia 5 de setembro, na Casa da Cultura Centro Cultural Edith Paulino Cabral Krauss.
No sábado (6), o espetáculo será apresentado às 20h no Arena das Artes e, ao longo de setembro, passará por Mandaguaçu, Sarandi, Nova Esperança, Jandaia do Sul e Marialva.
{compartilhar}
No elenco estão os atores Bárbara Bittencourt, Bianca Cristina, Danielli Pasquini e Pedro H. Daniel, sob direção de Jéssica Fiñana. As apresentações contarão com intérpretes de Libras e terão sempre entrada gratuita.
Com texto de Carolina Santana, o espetáculo aborda o tema do cooperativismo, a partir de uma história que se passa no cortiço Fuzuê. Lá, todo mundo participa da vida de todo mundo e todos estão sempre colaborando com o bem-estar do outro.
“Desde o começo do processo cênico, buscamos trabalhar de forma colaborativa, desde os estudos teóricos acerca do tema, como também nas práticas de criação”, comenta a diretora.
Leia também:
- Documentário que conta a história da reocupação do Norte do Paraná ganha data de estreia
- Saiba como a nova política de “vigilância contínua” pode afetar a emissão do visto americano
- Paraná registra mais de 2,6 mil mudanças de nome em cartório desde 2022
- ‘Invocação do Mal 4’, ‘A Vida de Chuck’, ‘Desenhos’, ‘O Rei da Feira’ e mais estreiam em Maringá
Entre os personagens, está Tito, um menino curioso que sonha em ser diretor de cinema e adora tecnologia. Há também Vó Zildinha, uma boleira de mão cheia, famosa na vizinhança. Juntos, eles decidem ampliar as vendas gravando vídeos para as redes sociais, mas, com o sucesso alcançado, surge a necessidade de ampliar a empresa, e os personagens decidem criar uma cooperativa.
O objetivo é levar reflexões sobre como o trabalho coletivo pode ser uma forma de organização social.
“A peça não foi pensada para ser uma aula de empreendedorismo, mas sim para mostrar que o espírito cooperativo de ajuda ao próximo é inerente às pessoas e pode ser utilizado para pensar ações que promovam um bem maior e tragam benefícios coletivos”, diz o produtor Alan Gaitarosso.
Confira a programação completa:
- 05/09 (sexta-feira) às 20h na Casa da Cultura Centro Cultural Edith Paulino Cabral Krauss (Av. Dr. José Soares de Azevedo, 30, Astorga)
- 06/09 (sábado) às 20h Arena das Artes (Av. Dep. José Alves dos Santos, 4367, Jd. Brasil, Maringá)
- 17/09 (quarta-feira) às 20h na Centro Cultural Domingos Lançoni / Anfiteatro Maria Cecilia Ramires (Rua Bernardino Bogo, 175, 3º andar, Mandaguaçu)
- 18/09 (quinta-feira) às 20h na Escola Estadual Jardim Panorama (Sarandi)
- 19/09 (sexta) às 20h no Centro de Eventos Antônio Edival Grespan - S/N (galpões da Feira do Produtor de Nova Esperança)
- 20/09 (sábado) às 15h no Auditório Municipal Professor Lourenço Ildefonso da Silva (Jandaia do Sul)
- 21/09 (domingo) às 15h no Cine Teatro Sônia Maria Silvestre (Marialva)
- 04/10 (sábado) às 16h e às 20h no Arena das Artes (Av. Dep. José Alves dos Santos, 4367, Jd. Brasil, Maringá)
A montagem já passou por Atalaia, Terra Boa, Centenário do Sul, Jussara, Paiçandu, Rolândia, Arapongas e São Jorge do Ivaí.