ECONOMIA

Paraná lidera crescimento da atividade econômica do Brasil no 1º trimestre

Estado registrou maior aumento do país, com 8,5%, resultado duas vezes superior à média nacional no período.

Paraná lidera crescimento da atividade econômica do Brasil no 1º trimestre
Entre janeiro e março de 2025, as vendas do comércio cresceram 3,9% na comparação com o mesmo período de 2024, enquanto as receitas nominais aumentaram 8,3%. - Foto: Gabriele Rosa/AEN

O Paraná teve o maior aumento da atividade econômica entre estados no Brasil no primeiro trimestre, com 8,5%. O resultado é duas vezes superior à média nacional no período, que foi de 3,7%.

Os dados são do Banco Central e foram compilados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). O comparativo é com o mesmo período do ano passado.

{compartilhar}

Depois do Paraná estão Santa Catarina (7,6%), Goiás (6,4%) e Bahia (5%) no IBCR (Índice de Atividade Econômica Regional) no 1º trimestre deste ano. O Banco Central pesquisa treze Unidades da Federação. A única variação negativa foi em Pernambuco, com -2%.

Especificamente em março de 2025, o crescimento do Estado do Paraná atingiu 12,7%, sendo, novamente, o melhor resultado do Brasil. Santa Catarina, Goiás e Bahia (2º, 3º e 4º colocados, respectivamente), cresceram 8,1%, 7,9% e 6,8%. O Brasil avançou 3,5%.

Em março, o Paraná já tinha registrado um aumento de 15,1% no volume de produção industrial em comparação com o mesmo mês de 2024, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O desempenho foi o maior entre os estados e ficou muito acima da média nacional, que teve crescimento de 3,1% no mesmo período.

Leia também:

O mercado de trabalho também está aquecido. Quase 80 mil novas vagas de trabalho com carteira assinada foram criadas no Paraná entre janeiro e abril de 2025, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O resultado foi puxado pelo maior saldo para um mês de abril na série histórica do novo Caged, desde 2020, o que coloca o Estado como o terceiro maior gerador de empregos formais do Brasil neste ano até o momento.

Agência Estadual de Notícias