CULTURA

Centro Cultural Sucena abre matrículas para aulas de capoeira e danças afro-brasileiras

Saiba como se inscrever e confira cronograma de aulas.

Centro Cultural Sucena abre matrículas para aulas de capoeira e danças afro-brasileiras
As inscrições são gratuitas e com vagas limitadas. - Foto: Felipe Halison

O Centro Cultural Sucena está com matrículas abertas para novos integrantes em várias turmas de capoeira e danças afro-brasileiras. As aulas acontecem semanalmente na sede do Ponto de Cultura, com diversas turmas e horários, conforme as faixas etárias.

{compartilhar}

As atividades são ideais para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a cultura afro-brasileira ou praticar uma arte genuinamente brasileira. 

Leia também:

As inscrições são gratuitas e com vagas limitadas. Famílias de baixa renda, grupos étnicos, pessoas pretas, indígenas, estudantes de escola pública ou bolsistas integrais têm prioridade na ocupação das vagas. Também há uma turma exclusiva para mulheres acima de 15 anos. 

Para as aulas de danças afro-brasileiras não é necessário ter conhecimento prévio. Todas as pessoas interessadas, desde que tenham 15 anos ou mais, podem participar. 

Serão ensinadas danças populares afro-brasileiras como o coco de roda, jongo, puxada de rede, maculelê e samba de roda. Confira as turmas disponíveis e como se inscrever:

Capoeira

  • Turma Infantil 1 (de 4 a 6 anos): aulas às segundas e quartas, das 18h20 às 19h
  • Turma Infantil 2 (de 7 a 14 anos): aulas às terças e quintas, das 18h às 19h
  • Adultos e adolescentes (acima de 15 anos): aulas às segundas e quartas, das 20h às 21h
  • Turma exclusiva para mulheres acima de 15 anos: aulas às terças e quintas, das 19h às 20h

Clique aqui para se inscrever.

Dança

  • Aulas toda terça-feira às 20h

Clique aqui para se inscrever. 

Todas essas atividades acontecem através do projeto “A capoeira na transmissão dos saberes ancestrais” - projetos continuados - subsidiado com recurso da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e da Política Nacional de Cultura Viva, com o apoio da Secretaria de Cultura de Maringá.

Além disso, o Centro Cultural Sucena também disponibiliza visitas guiadas e contação de histórias para escolas públicas e privadas, para que professores e alunos possam ter a experiência e adquirir conhecimento sobre a cultura afro-brasileira. 

O espaço possui uma exposição permanente de quadros, fotografias e instrumentos africanos e afro-brasileiros e a sala de arquivos que conta a história da capoeira e a trajetória do ponto de cultura em Maringá. 

O Centro Cultural Sucena é uma instituição cultural, social e desportiva sem fins lucrativos, que atua desde 1989 em Maringá. É reconhecida como um ponto de cultura nacional e tem utilidade pública municipal desde 2007. 

Sua sede está de portas abertas desde 2006. Com um trabalho intenso e constante, o Sucena vem oferecendo atividades para toda a comunidade, como apresentações culturais, encontros, exposições e eventos com a presença de mestres e mestras renomados da cultura afro-popular, mantendo vivo o patrimônio cultural e imaterial brasileiro e repassando esse legado de uma geração para outra. 

Essa trajetória foi reconhecida nacionalmente e as ações deste ano estão sendo subsidiadas pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 e pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e da Política Nacional de Cultura Viva, com o apoio da Secretaria de Cultura de Maringá.

Para agendar a visita os professores e/ou coordenadores clique aqui. Para mais informações acesse o Instagram @grupo.sucena ou entre em contato pelo WhatsApp (44)99880-1000.

2 Coelhos Comunicação e Cultura