Sesa reforça importância da doação de sangue para manter estoque durante feriado da Páscoa
Historicamente, período de feriados prolongados tem aumento acidentes e emergências hospitalares.

Com a chegada do feriado prolongado da Páscoa, que neste ano também inclui o dia de Tiradentes, em 21 de abril, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça a importância da doação de sangue para garantir os estoques nas unidades da Hemepar presentes em todo o Paraná.
{compartilhar}
Durante o período de feriados prolongados há um aumento de deslocamentos e, consequentemente, acidentes e emergências hospitalares se tornam mais recorrentes.
“Pedimos às pessoas que têm a possibilidade de colaborar que se dirijam aos pontos de coleta”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, para a AEN. “A Páscoa é um momento de celebração para as famílias, e como muitas pessoas estarão trafegando pelas rodovias, nossos estoques de sangue precisam estar à disposição para os atendimentos. Por isso, contamos com a colaboração de todos na doação de sangue”.
Leia também:
- UPA Zona Norte recebe três respiradores pulmonares
- Vacinas mais modernas podem prevenir nova pandemia, aponta especialista
- Homem é multado pela Polícia Ambiental do Paraná por venda de pinhão ‘verde’
Como doar
Para organizar o atendimento, a Sesa orienta para o agendamento das doações, que pode ser realizado neste link ou pelo telefone das unidades da Hemepar.
Durante o feriado, o Hemocentro Regional de Maringá — localizado na Avenida Mandacaru, nº1.600, ao lado do Hospital Universitário (HU) — estará recebendo doações na quinta-feira (17), das 7h às 18:30h, e no sábado (19), das 7h às 12:30h. Os números para contato e agendamento são (44) 3011-9400 ou (44) 3011-9495.
A unidade estará fechada na sexta-feira (18) e na próxima segunda-feira (21).
Quem pode doar
Pessoas entre 16 e 69 anos completos, com peso mínimo de 51 quilos. Menores de idade precisam da autorização e presença de um responsável legal.
Para a doação, é necessário apresentar documento com foto, estar descansado, bem alimentado e hidratado. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano, e as mulheres, a cada três meses, num total de três doações por ano.