CINEMA

Programação de outubro do Convite ao Cinema em Maringá terá duas sessões ao ar livre

Os filmes Nosferatu e O Exorcista serão exibidos na área externa do Teatro Calil Haddad nos dias 8 e 22 de outubro, respectivamente; confira a programação completa

Programação de outubro do Convite ao Cinema em Maringá terá duas sessões ao ar livre
Projeto de cinema gratuito na cidade apresenta obras cinematográficas de todo o mundo e promove debates sobre as produções. - Foto: Divulgação PMM

Realizado semanalmente pela Secretaria de Cultura de Maringá com curadoria de Paulo Campagnolo, o Convite ao Cinema de outubro terá duas sessões ao ar livre, com o especial Clássicos ao Ar Livre. Ao todo, serão cinco filmes exibidos neste mês, sendo os outros três com sessão ordinária no Auditório Hélio Moreira. Todas as sessões são gratuitas.

O primeiro filme da programação mensal é Testemunha de Acusação (1957), com direção de Billy Wilder. A sessão será neste sábado (1º), com início às 20 horas, e será realizada no Auditório Hélio Moreira. 

Foto: Divulgação.

Na trama, Leonard Vole (Tyrone Power) é acusado de matar uma viúva, de quem era amante, e sua única esperança de liberdade é o depoimento de sua esposa, Christine (Marlene Dietrich). No entanto, o próprio advogado de defesa de Vole, interpretado por Charles Laughton, tem dúvidas sobre sua inocência e, no decorrer do processo, segredos vêm à tona.

No dia 15 de outubro, a sessão da noite será com o filme Harakiri (1962), com direção de Masaki Kobayashi. Na trama, Hanshirō Tsugumo (Tatsuya Nakadai), um envelhecido guerreiro samurai sem mestre chega até o clã Iyi para pedir permissão ao nobre senhor Saitō Kageyu (Rentaro Mikuni) para cometer harakiri (ritual de suicídio dos samurais) no pátio do palácio. Na tentativa de dissuadi-lo, Kageyu conta-lhe a história de um outro samurai que também ali esteve com o mesmo pedido.

Foto: Divulgação.

A sessão tem início às 20 horas no Auditório Hélio Moreira.

No último sábado do mês, dia 29 de outubro, o filme exibido será O Fantasma da Liberdade (1974), do diretor Luis Buñuel. A produção não possui uma narrativa, mas reúne várias histórias surrealistas e subversivas. “A sequência famosa onde as pessoas sentam-se em vasos sanitários na sala de jantar e depois vão ao banheiro para comer, é antológica. Divertidíssimo!”, destaca o curador do projeto, Paulo Campagnolo.

Foto: Divulgação.

A sessão tem início às 20 horas também no Auditório Hélio Moreira.

CLÁSSICOS AO AR LIVRE — A programação especial ao ar livre do Convite ao Cinema será realizada nos dias 8 e 22 de outubro na área externa do Teatro Calil Haddad. 

O primeiro clássico, exibido no dia 8 de outubro às 20 horas, será Nosferatu (1922) em comemoração aos 100 anos da obra alemã do diretor Wilhelm Friedrich Murnau. “O filme traz à luz o Conde Orlok, um impressionante Max Schreck, que, diz a lenda, era um vampiro de verdade, considerado como o mais estranho e hediondo ser de todo o cinema: a cabeça careca, as orelhas pontudas, os ombros curvados, magro e com as suas garras serpenteantes”, destaca Campagnolo.

Foto: Divulgação.

No dia 22 de outubro, o filme exibido no Clássicos ao Ar Livre será O Exorcista (1973), do diretor William Friedkin. Na produção, uma atriz vai percebendo aos poucos que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também é psiquiatra, e chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão. 

Foto: Divulgação

“Mas o que conta é não apenas as sequências violentas de possessão demoníaca, como também o desespero de uma mãe tentando salvar a filha e a dúvida religiosa. Um filme no limite e para corações fortes, mesmo depois de 50 anos”, destaca  Campagnolo em sua resenha. 

A programação completa do Convite ao Cinema de todos os meses fica disponível na seção de Eventos do Maringa.Com, clique aqui e confira.

Maringa.Com