POLÍTICA

Conheça os candidatos ao Governo do Paraná nas Eleições 2022

Saiba quem são os seis homens e três mulheres que disputam o cargo de Governador(a) do Estado nas eleições deste ano

Conheça os candidatos ao Governo do Paraná nas Eleições 2022
A votação das Eleições 2022, responsável por definir presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais, está marcada para 2 de outubro. - Foto: Divulgação/Tribunal Eleitoral

Com o fim do prazo para as convenções partidárias nesta sexta-feira (5), os paranaenses já conhecem os candidatos ao governo do Estado. Ao todo, o Paraná tem seis homens e três mulheres na disputa pelo título de governador ou governadora. 

Os nomes oficialmente confirmados são Adriano Teixeira, do PCO; Angela Machado, do PSOL; Ivan Ramos Bernardo, do PSTU; Joni Correia Junior, do DC; Ratinho Junior, do PSD, Ricardo Gomyde, do PDT; Roberto Requião, do PT; Solange Ferreira, do PMN e Vivi Motta, do PCB. 

A votação das Eleições 2022, responsável por definir presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais, está marcada para 2 de outubro e, caso necessário, o segundo turno será realizado no dia 30 do mesmo mês. 

Conheça um pouco mais sobre os candidatos ao Governo do Paraná: 

Adriano Teixeira (PCO)

Candidato pelo Partido da Causa Operária, o PCO, Adriano Teixeira tem 35 anos e é natural de Paranavaí, no interior do Estado. Licenciado em História, Teixeira á disputou o cargo de vereador em 2020 pelo município e esta é a primeira vez que concorre ao governo do Paraná. 

Foto: Talyta Ellen/Divulgação

Angela Machado (PSOL)

Aos 43 anos, Angela Machado é candidata pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Professora do Estado e doutora em Filosofia, Machado nasceu em São José dos Pinhais e atualmente vive em Curitiba. Já disputou cargos para vereadora e deputada estadual. 

Foto: Reprodução/Facebook

Ivan Ramos (PSTU)

Aos 53 anos, Ivan Ramos é candidato ao Governo do Paraná pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado, com a sigla PSTU. Professor da rede estadual e morador de Paranavaí, Ramos já concorreu ao cargo em 2018. 

Foto: Divulgação/APP Sindicato

Joni Correia Junior (DC)

Pelo partido Democracia Cristã (DC), Joni Correia concorre ao posto de governador do Estado. Aos 45 anos, o professor e empresário mora em Curitiba, mas nasceu em Cornélio Procópio. Já foi diretor da Secretaria de Trabalho e Emprego de Curitiba e da Secretaria de Governo de Foz do Iguaçu.

Foto: Reprodução/RPC

Ratinho Junior (PSD)

Candidato à reeleição no Governo do Paraná pelo Partido Social Democrático (PSD), Ratinho Junior é empresário e administrador e entrou na política em 2002, quando foi eleito deputado estadual. Já foi deputado federal e também secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano. 

Foto: Divulgação AEN

Ricardo Gomyde (PDT)

Ricardo Gomyde concorre ao cargo de governador do Paraná pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Com 52 anos, Gomyde é de Ibaiti e atua como advogado. Na política, já foi deputado federal e vereador em Curitiba. 

Foto: Reprodução/Facebook

Roberto Requião (PT)

Roberto Requião é mais um dos candidatos a governador do Paraná. Concorrendo pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Requião tem 81 anos e nasceu em Curitiba. Já atuou como advogado, jornalista e urbanista e, na política, governou o Estado em três mandatos, além de ter sido prefeito de Curitiba, deputado estadual, senador e secretário. 

Foto: Pedro França/Agência Senado

Solange Ferreira (PMN)

Professora de música, Solange Ferreira nasceu em Maringá, mas atualmente vive em Curitiba Com 55 anos, concorre a seu primeiro cargo político pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN) para o governo do Paraná. 

Foto: Divulgação

Vivi Motta (PCB)

Pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), Vivi Motta é candidata ao governo do Paraná. Com 30 anos de idade, Motta já atuou como professora de Ciências Sociais na rede estadual de ensino. Nasceu em Cuiabá, no Mato Grosso, e essa será a primeira vez concorrendo a um cargo político. 

Foto: Reprodução/RPC
Maringa.Com