09/10/2020 10:27

ELEIÇÃO

Entrevista com Eliseu Fortes, candidato à prefeitura de Maringá pelo Patriota

A entrevista com Eliseu Fortes é a quinta da série de matérias com os prefeituráveis de Maringá

Entrevista com Eliseu Fortes, candidato à prefeitura de Maringá pelo Patriota
O intuito da série de entrevistas é fazer com que o público conheça um pouco mais sobre os candidatos, suas opiniões e propostas. - Foto: Divulgação

Ciente da importância do papel eleitoral de cada cidadão, o Maringa.Com realizou uma série de entrevistas com os candidatos e candidatas à prefeitura de Maringá. As entrevistas consistem em um questionário com 13 perguntas abordando diferentes aspectos e problemáticas da cidade. Confira as respostas do candidato Eliseu Fortes: 

Nome de Urna:
Eliseu Fortes

Nome completo:
Eliseu Alves Fortes

Data de nascimento:
15 de janeiro de 1973

Filiação (Partido):
Patriota

Cargos políticos exercidos:
Controlador-Geral do Município de Maringá de maio a outubro de 2017. Não sou político. Jamais participei de nenhuma eleição.

Qual é a vocação de Maringá (turismo, indústria, educação, etc.) e qual será o foco para explorar e ampliar este perfil que a cidade possui?

Maringá tem um perfil atrelado à comércio e serviços. Isso, sem deixar de fora o turismo de eventos. Infelizmente, as administrações de Maringá não deram foco à indústria que é a principal geradora de emprego e renda em todo o mundo. Na nossa gestão, vamos desburocratizar a administração de Maringá de modo a dar condição para o empreendedor trabalhar. Tanto nas áreas em que Maringá já demonstra uma vocação quanto na indústria, de modo que não vamos desperdiçar as oportunidades que vierem a ser oferecidas à nossa cidade na área industrial.

Uma reclamação recorrente de quem mora na periferia é de que as ações governamentais ocorrem mais no centro. Se eleito, o que fará em prol da área periférica de Maringá?

Entendo que a politicagem perdurar, os políticos de carreira só terão olhos para o Centro da Cidade. Nós temos uma visão macro da cidade. Faremos com que o comércio dos bairros seja valorizado e que as benfeitorias alcancem toda a coletividade. Essa ideia de que somente o Centro é que precisa de benfeitorias é algo que já não é mais aceito pelo povo maringaense. Aliás, nós, o povo, é quem devemos dizer ao governo municipal o que queremos que ele faça e não o contrário.

Qual será o principal projeto cultural e como será realizado?

Nosso projeto de governo prevê a troca de referência das nossas crianças. Isso se dará com a implantação de aulas de música, dança, teatro, canto, esportes, etc... Nossas crianças terão a condição de verificar que há um mundo além das bolhas de redes sociais. Terão contato com pessoas que farão com que mudem suas referências durante o tempo em que estarão na rede municipal de ensino. Isso fará com que projetos culturais sejam adicionados ao ensino de modo que Maringá será uma cidade absolutamente integrada nos mais diversos projetos culturais.

Nos últimos cinco anos, a população em situação de rua dobrou em Maringá. De acordo com a última pesquisa realizada pelo Observatório das Metrópoles, em 2019 o índice foi 27% superior ao ano de 2018 e muitos indivíduos estão nessa situação há menos de um ano. Como o município pode auxiliar para que essas pessoas saiam da situação de rua?
 
A grande maioria das pessoas em situação de rua em Maringá são de trabalhadores que não possuem condição de arcar com o pagamento de aluguel. Essas pessoas dormem na rua, mas, no outro dia, trabalham. Em vista disso, nosso projeto de acolhimento dos moradores em situação de rua levará em linha de conta a velha máxima de que, mais importante do que dar o peixe é ensinar a pescar.

Sendo assim, faremos o acolhimento dessas pessoas que são trabalhadoras e vamos disponibilizar políticas públicas para que possam alcançar a casa própria. Quanto aos dependentes químicos, iremos realizar a internação compulsória, haja vista que essas pessoas não têm a condição de decidir por si mesmas. Àqueles que possuem famílias serão reintegrados a essas famílias, inclusive, contando com a ajuda de profissionais de diversas áreas como Psicólogos, Assistentes Sociais, Médicos, etc...

Após dois anos consecutivos em primeiro lugar como a melhor cidade do Brasil, Maringá caiu de posição e se encontra em segundo lugar no ranking “Desafios da Gestão Municipal (DGM)” que analisa quatro setores fundamentais: saúde, educação, segurança e saneamento e sustentabilidade. Na sua opinião, quais medidas deveriam ser tomadas para Maringá recuperar a liderança?
 

O populismo acaba com a qualidade de vida em qualquer cidade do mundo. Infelizmente em Maringá vive quase 4 anos de populismo. Não há preocupação com a qualidade na Saúde, na Educação, na Segurança, no Saneamento e Sustentabilidade. A Educação tem mais de R$ 1 milhão de de gasto obrigatório, por dia corrido no ano, mas não vemos isso se transformar em qualidade de ensino. De igual forma a Saúde, tem muito dinheiro mas nenhuma gestão. Vamos modificar essa realidade colocando pessoas certas nos lugares certos. Vamos ensinar aos nossos alunos que, além de direitos eles possuem deveres.

Os alunos vão ter acompanhamento de perto e os professores voltarão a ser autoridade em sala de aula.
Na Saúde, vamos organizar o serviço público de forma que agilizaremos o atendimento nos Postos de Saúde (que são as portas de entrada do SUS). Enquanto não houver acolhimento nos Postos de Saúde, as UPAS continuarão superlotadas e a população continuará reclamando do atendimento.

O Saneamento básico precisa de uma revisão do contrato com a Sanepar. Ela (Sanepar) só investe em Maringá 19% do valor que arrecada aqui. É muito pouco e isso deve ser revisto. Além disso, a Agência Maringaense de Regulação deixará de ser um cabide de empregos, como é hoje. Ela tem a única função de fiscalizar a Sanepar e nada faz.*

A pandemia do Coronavirus acarretou uma crise no mercado formal em Maringá. De acordo com dados do Ministério da Economia, cerca de 9,5 mil maringaenses solicitaram o seguro-desemprego entre abril e junho de 2020. Este foi o maior patamar trimestral da série histórica, desde o ano 2000. De que maneira a prefeitura poderia amenizar esses números e quais seriam as medidas adotadas? 

Em primeiro lugar o Poder Público deve deixar de atrapalhar o empreendedor. Quando o Poder Público não atrapalha, o empreendedor consegue gerar emprego e renda. Em Maringá há uma indústria da multa e da burocracia. Para se ter uma ideia, para conseguir um alvará de funcionamento é um “parto”.

Além disso, os fiscais e auditores fiscais do município ganham gratificação por produtividade para fiscalizar e multas os contribuintes. A intervenção do Poder Público é tão grande que ninguém consegue escapar das multas municipais. Isso vai ser revisto e a cidade deixará de ser tão burocrática. Deixando de ser burocrática, a iniciativa privada faz com que o emprego e a renda voltem a reaparecer na nossa cidade.

O Plano de Mobilidade de Maringá, o PlanMob, tem como principal objetivo estabelecer um trânsito menos poluente, com maior qualidade no transporte coletivo e viabilidade para o uso de bicicletas como meio de transporte. Considerando a realidade maringaense, quais destes fatores seria o principal obstáculo a ser superado para a implementação do PlanMob de modo efetivo?
 
Somente se consegue modificar o paradigma de que somente quem tem automóvel é que alcançou o sucesso com o tempo. Seria mentira dizer que em 4 anos vamos mudar essa cultura do automóvel sendo sinônimo de sucesso. Vamos procurar educar as crianças de hoje para que, no futuro, tenham um novo paradigma a respeito da sustentabilidade e do uso de meios não poluentes de transportes. Dizer que esse problema será resolvido em 4 anos é mentir para a população.

Na sua opinião, qual é o principal problema a ser resolvido em Maringá? E como pretende resolvê-lo?

O principal problema de Maringá é a falta de gestão pública profissional. Maringá é uma cidade privilegiada em diversos aspectos, mas, a ausência de gestão faz com que os problemas não sejam resolvidos. Vamos colocar pessoas técnicas nos lugares em que se exige um técnico e vamos abandonar esse modo de preencher cargos por indicação política. Essa câncer da indicação política de pessoas despreparadas vai ser extirpado da nossa cidade.

CANDIDATOS –  O intuito da série de entrevistas é fazer com que o público conheça um pouco mais sobre os candidatos, suas opiniões e propostas. Confira a data de postagem de cada matéria. A ordem estabelecida é alfabética:

Akemi Nishimori - PL (5 de outubro)
Anníbal Bianchini - PTC (6 de outubro)
Audilene Rocha - Progressistas (7 de outubro)
Carlos Mariucci - PT (sem respostas)
Dr. Batista - DEM (8 de outubro)
Eliseu Fortes - Patriota (9 de outubro)
Evandro Oliveira - PSDB (13 de outubro)
Homero Marchese - Pros (14 de outubro)
José Luiz Bovo - Podemos (15 de outubro)
Professor Edmilson Aparecido da Silva - PSOL (16 de outubro)
Rogério Calazans - Avante (17 de outubro)
Ulisses Maia - PSD (20 de outubro)
Valdir Pignata - Cidadania (21 de outubro)

Maringa.Com

Últimas Notícias

CURSO

Inscrições para o curso Empretec, em Maringá, se encerram nesta sexta

Durante a capacitação, serão trabalhadas as dez caraterísticas empreendedoras

VACINAÇÃO

Vacinação contra a covid-19 é destinada a jovens com mais de 17 anos nesta sexta-feira (17)

É obrigatória a presença de um dos pais ou responsável maior de idade

EDUCAÇÃO

MEC avalia criação da primeira universidade federal online do país

O objetivo é ampliar o acesso à rede pública federal de ensino

CORONAVÍRUS

Boletim do Covid-19 (coronavírus) em Maringá

Confira a atual situação de Maringá, Sarandi e Paiçandu em relação ao Covid-19

VACINAÇÃO

Em duas horas de evento "Open Vacina" já aplicou 500 doses em jovens maringaenses

Evento com DJs, bandas e participação do Zé e Maria Gotinha no Paço Municipal tem como objetivo promover a imunização de jovens com mais de 18 anos

CULTURA

Exposição de artesanato tem peças com foco na identidade maringaense

São 57 peças feitas por 19 artesãos da cidade, resultado das etapas anteriores do projeto de mesmo nome, realizado pela Macuco – Maringá Cultural Cooperativismo

VACINAÇÃO

Com "Open Vacina" Maringá vacina população com idade a partir de 18 anos

Também será realizada a aplicação da 2ª dose a todos os públicos

CULTURA

Coletivo Pé Vermelho promove oficina "Dobrando Poesia" com Ana Favorin

A ofinica acontecerá no formato online no dia 22 de setembro e pode ser realizada à tarde ou à noite

CORONAVÍRUS

Governo do Paraná flexibiliza medidas restritivas devido a melhora nos indicadores da covid-19

Novo decreto finaliza toque de recolher e permite consumo e venda de bebida alcóolica sem restrição de horário

VACINAÇÃO

Ulisses Maia anuncia retomada da vacinação para pessoas a partir de 18 anos nesta quinta (16)

Nas redes sociais, o prefeito de Maringá anunciou que lote com 16 mil doses de vacina está a caminho da cidade

TEMPESTADE

Maringá já registra 249 ocorrências após tempestade desta terça-feira (14)

Até a manhã de hoje foram registradas 119 árvores caídas, 59 galhos grandes caídos, 31 residências atingidas ou danificadas, dez carros atingidos e 30 mil residências sem energia elétrica

EVENTO

Festival Garagem da Juventude oferece workshop para iniciantes na carreira musical

As oficinas serão ministradas pelo Maestro Rodrigo Petreca e pelo Produtor musical Adriano Nascimento de forma remota com transmissão pelo YouTube da Prefeitura de Maringá

ENEM

Inscrições para o Enem são reabertas para candidatos isentos de taxa que faltaram na prova de 2020

Os isentos ausentes no Enem 2020 também poderão solicitar, até 27 de setembro, o atendimento especializado e tratamento pelo nome social

TRÂNSITO

Prefeitura quer saber a opinião de maringaenses sobre mudanças nas avenidas Carlos Borges e Gomes

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana o intuito de mudar as vias para mão única é melhorar o fluxo e também minimizar riscos de acidentes

VACINAÇÃO

Vacinação continua apenas com aplicação de 2ª dose nesta terça-feira (14)

A população que já tomou a 1ª dose deve se atentar a data da segunda dose e comparecer para completar o esquema vacinal

Btv 11 em Maringá 12x 1...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Btv 11 em Maringá 12x 125,00 no cartão de credito

Todos produtos com Garantia e Nota Fiscal Av: Mauricio Mariani N 382 Pq Itaipu Maringá (Próximo ao Parque do Japão) Nome da loja (Play Art Eletrônicos) 10 Anos no mesmo endereço Horário Funcionamento 08:30 as 18:00 Segunda a Sexta 08:30 as 12:00 Sábado Contato: (44) 3034-1380 (44) 9 9990-0925 Whats Tv Box Mxq Pro 4K R$ 340,00 em 12x sem juros 12x 28,33 ou a vista com 10% de desconto R$ 306,00 Transforma Tv em Smart, Youtube, Netflix e muito mais, Por R$ 35,00 pega 420 canais e mais de 40 Mil filmes. Htv 7 Comando de Voz no controle, 490 Canais, Mais De 47 Mil Filmes, Netflix, Youtube, Wi-Fi. R$ 1.500,00 em 12x sem juros 12x 125,00 ou a vista com 10% de desconto R$ 1.350,00 Btv 11 4k 490 Canais, Mais De 47 Mil Filmes, Netflix, Youtube, Wi-Fi. R$ 1.500,00 em 12x sem juros 12x 125,00 ou a vista com 10% de desconto R$ 1.350,00 Htv 6 Plus 490 Canais, Mais De 47 Mil Filmes, Netflix, Youtube, Wi-Fi. R$ 1.400,00 em 12x sem juros 12x 116,66 ou a vista com 10% de desconto R$ 1.260,00 Duo Sat Joy Hd 316 Canais Novo Na Caixa Com Garantia. R$ 750,00 em 12x sem juros 12x 62,50 ou a vista com 10% de desconto R$ 675,00 Duo-Sat Troy Platinum Hd Wi-Fi 316 Canais Novo Na Caixa Com Garantia. R$ 850,00 em 12x sem juros 12x 70,83 ou a vista com 10% de desconto R$ 765,00 CHROMECAST 3 R$ 360,00 em 12x sem juros 12x 30,00 ou a vista com 10% de desconto R$ 324,00 Novo Chromecast With Google TV com controle remoto R$ 650,00 em 12x 54,16 sem juros ou a vista com 10% de desconto R$ 585,00 Tenho Controle Para Htv, Btv, Az-Box, Az-America, Super Box, Duo Sat, Tocom Sat, Cine Box, Tv LG, Samsung, Philco, Sony, AOC, Philips e muito mais. Antena De 60 Cm Com Lnb R$ 120,00 Antena Local Uhf Digital. R$ 120,00 Conversor Digital R$ 185,00 Contato: (44) 3034-1380 (44) 9 9990-0925 Whats Duo Sat Troy Platinum, Duo Sat Joy, Htv 7, Htv 6+, Btv 11, Btv BX, Tv Box, Mxq, Conversor, Instalação de antena e atualização de receptores, Chromecast, em Maringá.


Casa em Mandaguaçu - co...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Casa em Mandaguaçu - com garagem coberta, corredor lateral, em Mandaguaçu: churrasqueira + área gourmet, com acabamentos Top.

9 Mil de Entrada casa com garagem coberta, corredor lateral, em Mandaguaçu: churrasqueira + área gourmet, com acabamentos Top. PARCELAMOS A ENTRADA. Casa com cômodos espaçosos. No asfalto autônomo pode comprar Não pague aluguel, tenha sua casa própria! Imóvel bem localizado. minha casa/vida ( casa verde e amarela ) TERRENO com bom tamanho, construção de 68m2 da casa. MELHOR NEGÓCIO DA REGIÃO PARA MORAR OU ALUGAR! 2 quartos ➡ casa nova Sala, Banheiro e cozinha azulejada. Área de serviço + área gourmet com churrasqueira. Muro, grade alta na frente. laje e telha de cimento. Espaço para edícula. facilidade e agilidade no financiamento Fotos ilustrativas. aceitamos carros, motos. * Facilitamos a entrada. * não perdemos negócio * Casa com subsídio. * aceitamos seu FGTS Contato: (44) 99850-2484 WhatsApp Ou (44) 99137-1775 C.19962 Valor da casa: R$ 119.000,00 para pagamento à vista.


RODAs 17''

Anuncio em destaque Vendido Imagem do anuncio RODAs 17''

Vendo Rodas 17'' furação 4x100 pneus 205/40 R17 pneus bons!


Vendo casa assobradada ...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Vendo casa assobradada com piscina.

👇👇LEIA TODA A DESCRIÇÃO 👇👇 VENDO CASA COM SOBRADO , PISCINA E CORREDOR LATERAL. DETALHES DO IMÓVEL. CASA POSSUI 1. SUITE, MAIS UM CÔMODO NA PARTE DE CIMA SOBRADO. SENDO A ENTRADA SEPARADA DA CASA ABAIXO, UTILIZANDO-SE CORREDOR LATERAL. ÓTIMO PARA INVESTIMENTOS ALUGUEL. 1 BANHEIRO SOCIAL 1 BANHEIRO PARA AREA DE LAZER( PISCINA), SENDO UM LAVABO . Total de 3 banheiros. CORREDOR LATERAL PARA ACESSO AOS FUNDOS, SALA E COZINHA EM CONCEITO ABERTO, e móveis planejados. POSSUI 1 CANIL . 1 PISCINA DE 7 METROS POR 3,50. AMPLO ACABAMENTO. 2 VAGAS PARA GARAGEM (SEM COBERTURA.) QUINTAL FRENTE E FUNDOS. PORTAO E GRADES FECHADOS. TODA MURADA. 1 LAVANDERIA COBERTA. TODA DOCUMENTADA EM DIA. A CASA É BIFÁSICA. ATENÇÃO.. TEM POSSIBILIDADE DE EXPANSÃO DO SOBRADO NA PARTE DE CIMA..( ÓTIMO INVESTIMENTO) INVESTIMENTO POR R$. 385.000,00 ESTUDO PROPOSTAS EM TROCA POR DUAS CASAS GEMINADAS SENDO AMBAS COM CORREDOR LATERAL . ( na troca considerar outro valor) Informações e visitas pelo telefone. 44 99942-7524 Casa fica localizada em sarandi no bairro parque alvamar 2. Ótimo bairro, divisa com Maringá, contorno norte, jd liberdade, América. Contato Adenilson (44) 99942-7524 Localização Cidade: Sarandi Estado: PR


PARA ADOÇÃO - IRMÃOS

Anuncio em destaque Imagem do anuncio PARA ADOÇÃO - IRMÃOS

Procura-se um lar definitivo para estes irmãos, de preferência juntos. Ambos estão castrados, o marrom é macho e a fêmea é a tigrada. Idade aproximada de 1 ano. Estão vivendo na Universidade Estadual de Maringá, próximo ao Bloco D90.


Btv 11 em Maringá 12x 1...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Btv 11 em Maringá 12x 125,00 no cartão de credito

Todos produtos com Garantia e Nota Fiscal Av: Mauricio Mariani N 382 Pq Itaipu Maringá (Próximo ao Parque do Japão) Nome da loja (Play Art Eletrônicos) 10 Anos no mesmo endereço Horário Funcionamento 08:30 as 18:00 Segunda a Sexta 08:30 as 12:00 Sábado Contato: (44) 3034-1380 (44) 9 9990-0925 Whats Tv Box Mxq Pro 4K R$ 340,00 em 12x sem juros 12x 28,33 ou a vista com 10% de desconto R$ 306,00 Transforma Tv em Smart, Youtube, Netflix e muito mais, Por R$ 35,00 pega 420 canais e mais de 40 Mil filmes. Htv 7 Comando de Voz no controle, 490 Canais, Mais De 47 Mil Filmes, Netflix, Youtube, Wi-Fi. R$ 1.500,00 em 12x sem juros 12x 125,00 ou a vista com 10% de desconto R$ 1.350,00 Btv 11 4k 490 Canais, Mais De 47 Mil Filmes, Netflix, Youtube, Wi-Fi. R$ 1.500,00 em 12x sem juros 12x 125,00 ou a vista com 10% de desconto R$ 1.350,00 Htv 6 Plus 490 Canais, Mais De 47 Mil Filmes, Netflix, Youtube, Wi-Fi. R$ 1.400,00 em 12x sem juros 12x 116,66 ou a vista com 10% de desconto R$ 1.260,00 Duo Sat Joy Hd 316 Canais Novo Na Caixa Com Garantia. R$ 750,00 em 12x sem juros 12x 62,50 ou a vista com 10% de desconto R$ 675,00 Duo-Sat Troy Platinum Hd Wi-Fi 316 Canais Novo Na Caixa Com Garantia. R$ 850,00 em 12x sem juros 12x 70,83 ou a vista com 10% de desconto R$ 765,00 CHROMECAST 3 R$ 360,00 em 12x sem juros 12x 30,00 ou a vista com 10% de desconto R$ 324,00 Novo Chromecast With Google TV com controle remoto R$ 650,00 em 12x 54,16 sem juros ou a vista com 10% de desconto R$ 585,00 Tenho Controle Para Htv, Btv, Az-Box, Az-America, Super Box, Duo Sat, Tocom Sat, Cine Box, Tv LG, Samsung, Philco, Sony, AOC, Philips e muito mais. Antena De 60 Cm Com Lnb R$ 120,00 Antena Local Uhf Digital. R$ 120,00 Conversor Digital R$ 185,00 Contato: (44) 3034-1380 (44) 9 9990-0925 Whats Duo Sat Troy Platinum, Duo Sat Joy, Htv 7, Htv 6+, Btv 11, Btv BX, Tv Box, Mxq, Conversor, Instalação de antena e atualização de receptores, Chromecast, em Maringá.


VW Santana

Anuncio em destaque Vendido Imagem do anuncio VW Santana

Ar Condicionado Ar Quente Direção Hidráulica Vidros Elétricos Travas Elétricas Alarme Santana 2000 completo, em ótimo estado Documentação em dia


GOL 88

Anuncio em destaque Vendido Imagem do anuncio GOL 88

vendo GOL quadrado 88, básico! motor 1.6 AP


Fiat Strada

Anuncio em destaque Vendido Imagem do anuncio Fiat Strada

Vendo Strada working 1.4 cabine dubla. 2012 modelo 2013 Estribo lateral, engate... Ar, dir. Hid. vidro elet.


COROLLA 2022, 4.000 KM,...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio COROLLA 2022, 4.000 KM, ALTIS PREMIUM HYBRID, TETO SOLAR, FLEX E ELÉTRICO

COROLLA 2022 ALTIS HYBRID PREMIUM (HIBRIDO) SOMENTE VENDA À VISTA R$ 165.000,00 CARRO sem nenhuma multa, dívida ou débito. Sem Perdas de Tempo e Frustrações NÂO FUMANTE E SEM TRANSPORTE DE PET O MAIS COMPLETO DE TODOS OS COROLLA COROLLA ALTIS HYBRID PREMIUM 2022 2021/2022 COR 2022 EXCLUSIVA, branco lunar, é um perolizado puxado para o branco só tem no modelo 2022 em diante , os outros é um branco perolizado puxado para o pérola. APENAS 4.000 Km rodados NOTA FISCAL DE 0 KM TIRADO EM 12/2/2021 toyota Barigui, Curitiba PR. Impecável, sem nenhum risco ou amassado, igual a 0 km. 5 anos de garantia do carro e 8 anos garantia do sistema híbrido. LAUDO CAUTELAR, 100% aprovado em tudo. Step, chave reserva sem uso... R$ 6 mil em Acessórios + R$ 7 mil documentos (1 emplacamento) Cor metálica, Vitrificação pintura, soleira 4 portas hybrid, tapete personalizado hybrid, rabicho volpato, insufilme profissional, sistema fechamento automático dos vidros, teto solar e rebatimento dos retrovisores no controle da chave, Instalado na Toyota Barigui. Local de fácil acesso e sem compromisso Umuarama-PR 44- 99956-2484 (tim/zap) Cristiano