ELEIÇÃO

Eleitores já podem se inscrever para atuar como mesário voluntário em 2020

O programa ‘mesário voluntário‘ foi criado com o objetivo de incentivar a adesão ao voluntariado de serviços eleitorais nas mesas receptoras de votos

Eleitores já podem se inscrever para atuar como mesário voluntário em 2020
Para atuar como mesário, o eleitor deve ser maior de 18 anos e estar em situação regular perante a Justiça Eleitoral. - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O eleitor interessado em atuar como mesário voluntário nas eleições 2020 já podem se inscrever. Para garantir a segurança dos mais de 1,5 milhão de mesários, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tem trabalhado em conjunto com médicos e especialistas a fim de definir protocolos diante do cenário da pandemia da covid-19.

Uma campanha para incentivar o voluntariado começou a ser veiculada nesta sexta-feira (14) e conta com a participação do médico Drauzio Varella. As peças destacam a importância do trabalho dos mesários para o exercício da cidadania dos brasileiros.

MESÁRIO VOLUNTÁRIO – O programa ‘mesário voluntário‘ foi criado com o objetivo de incentivar a adesão ao voluntariado de serviços eleitorais nas mesas receptoras de votos. O projeto tem objetivo de ampliar o número de colaboradores da Justiça Eleitoral, de forma consciente e espontânea.

Para atuar como mesário, o eleitor deve ser maior de 18 anos e estar em situação regular perante a Justiça Eleitoral. Qualquer eleitor pode ser escolhido para ser mesário, exceto:

  • candidatos e seus parentes, até o segundo grau, ainda que por afinidade, inclusive o cônjuge;
  • membros de diretórios de partidos políticos que exerçam função executiva;
  • autoridades, agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do Executivo;
  • funcionários do serviço eleitoral;

É importante lembrar que o mesário não é remunerado, ele recebe auxílio-alimentação no 1º turno e, se houver, no 2º turno das eleições, e tem direito a: dois dias de folga para cada dia trabalhado na função; dois dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral; certificado dos serviços prestados; e preferência no desempate em concursos públicos (desde que previsto em edital).

Os eleitores interessados em atuar nas eleições de 2020 como mesários voluntários devem preencher uma ficha com alguns dados pessoais. Em seguida, a ficha é encaminhada para o setor responsável, que faz uma análise.

Caso a participação como mesário voluntário seja aprovada, o tribunal entrará em contato através de canais digitais e cartas de convocação. Os eleitores paranaenses interessados devem preencher a ficha no site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

ELEIÇÕES 2020 – Diante da pandemia da covid-19, o TSE está preparando diversos protocolos para evitar a proliferação do vírus. Entre uma das medidas, é que cada mesário terá à sua disposição, por exemplo, máscaras em três camadas de tecido, proteções do tipo face shield, álcool em gel para as mãos e desinfetante para o ambiente da seção eleitoral. Além disso, com a finalidade de eliminar o risco de aglomerações, o treinamento dos mesários será on-line sempre que possível.

Por conta do atual cenário, o primeiro turno do pleito das Eleições 2020 deve acontecer no dia 15 de novembro e o segundo turno no dia 29 de novembro. Confira aqui as datas do calendário eleitoral.

Paraná Portal