Conheça as raças de cães e gatos mais raras do mundo
Algumas raças são originadas de cruzamentos ou mutações genéticas naturais que dão aos animais características bem específicas.
O mundo animal é cheio de peculiaridades e, entre os animais domésticos, há algumas raças raras de cães e gatos originadas de cruzamentos e mutações genéticas naturais que dão aos animais características bem específicas, como pelagens diferentes, latidos cantados e até um pescoço “elástico”.
{compartilhar}
Leia também:
- Calor já mata meio milhão de pessoas por ano, alerta relatório da revista The Lancet
- Entenda a lei de Licença-Menstrual aprovada pela Câmara dos Deputados
- Campanha de financiamento coletivo busca preservação da Cinemateca More; entenda
- Número de casos confirmados de intoxicação por metanol no Brasil chega a 59 no Brasil
Confira 10 raças raras de cães e gatos
Norueguês da floresta

Com a pelagem que dá um aspecto selvagem à raça, o gato norueguês da floresta é antigo, com origem ligada aos vikings. Na Escandinávia, diversas lendas giram em torno do gato. Uma das histórias conta que os noruegueses da floresta eram os responsáveis por puxar o trenó que levava à deusa Freya.
Lundehund norueguês

A Noruega também é o país de origem desta raça de cachorro, criada para a caça de papagaios-do-mar. Entre suas especificidades estão patas com seis dedos completamente funcionais, um pescoço “elástico”, que pode virar para trás, sobre a espinha dorsal, e a capacidade de dobrar as patas traseiras para os lados, perpendicular ao corpo.
Selkirk rex

O selkirk rex tem pelos encaracolados, com uma aparência de lã e, por isso, já chegou a ser comparado com cordeiros. O tipo incomum da pelagem foi resultado de uma mutação genética natural, percebida após uma gata selvagem dar à luz a uma ninhada que tinha um gatinho de pelagem cacheada.
Löwchen (Pequeno Cão Leão)

Esta raça existe desde a Idade Média, com origem na Alemanha, e se tornou uma das mais populares da Europa. Atualmente, é difícil de ser encontrado e já foi reconhecido como a raça de cão mais rara do mundo.
Elfo

Do cruzamento entre as raças Sphynx e Curl Americano nasceu o gato elfo, que existe há menos de 20 anos. Suas orelhas acentuadas e corpo sem pelos dão uma aparência bem específica ao bichano que, devido à ausência de pelagem, precisa de banhos frequentes.
Pastor Bergamasco

Estes cães grandes e de pelagem densa, com três camadas de pelo espalhadas pelo corpo, têm origem provável nos alpes italianos e eram comumente usados para pastoreio e na vigilância de rebanhos.
Scottish Fold

Os olhos grandes, a cabeça arredondada e as pequenas orelhas dobradas do scottish fold dão uma aparência muito doce aos gatos desta raça, que também são chamados de ‘gatos coruja’
Mastim Napolitano

Este cão de porte grande era treinado para a guerra, na Roma Antiga, e para lutar com gladiadores e animais como leões e tigres. São naturalmente afetuosos e, devido às características da raça, estão sempre em alerta.
Munchkin

O menor gato do mundo tem patas muito curtas, o que rende comparações aos cães salsicha. Essa característica física acaba representando riscos à saúde do animal, que tem dificuldade de locomoção e não consegue correr ou pular. A raça é proibida na Holanda
Mastim Tibetano

O cão mais caro do mundo tem origem chinesa, porte grande e uma pelagem bem grossa e densa, necessária para aguentar o frio das montanhas. No Tibete, algumas crenças contam que os mastins da região abrigam as almas de monges e monjas que não conseguiram reencarnar como seres humanos.