CULTURA

Grupo de teatro ‘Ás de Paus’ chega a Maringá com espetáculos gratuitos; veja programação

Núcleo londrinense promove oficina e apresentações a partir de 31 de outubro.

Grupo de teatro ‘Ás de Paus’ chega a Maringá com espetáculos gratuitos; veja programação
Os moradores de Maringá poderão assistir a duas produções premiadas com o Troféu Gralha Azul, a maior premiação teatral do estado: "Encontro de Gigantes" e "Fagulha". - Foto: Valéria Felix

O premiado grupo teatral de Londrina “Núcleo Ás de Paus”, conhecido por sua atuação marcante sobre pernas de pau, desembarca em Maringá neste fim de semana para apresentar gratuitamente três espetáculos nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, na Vila Olímpica. 

Além dos espetáculos, a programação inclui ainda uma oficina para estudantes da rede pública municipal.

{compartilhar}

Os moradores de Maringá poderão assistir a duas produções premiadas com o Troféu Gralha Azul, a maior premiação teatral do estado: “Encontro de Gigantes”, que conquistou o troféu de melhor espetáculo infantil; e “Fagulha”, que levou o prêmio de melhor espetáculo adulto. 

Juntas, as duas peças acumularam outras cinco premiações: direção, interpretação, sonoplastia, figurino e dramaturgia.

O terceiro espetáculo, “Leno queria nascer flor”, também indicado para o Troféu Gralha Azul, completa o repertório da Caravana Ás de Paus, oferecendo ao público um panorama da produção do grupo londrinense.

Leia também:

A programação tem início na sexta-feira (31) com a oficina “Jogo, Teatro e Descoberta”, na Escola Municipal Professor José Darcy de Carvalho (R. Florindo Redivo, 114 - Vila Esperança), das 13h às 15h, com jogos teatrais que estimulam a criatividade individual e coletiva dos participantes. Essa atividade é fechada para alunos da escola.

Leno queria nascer flor

Ainda na sexta-feira (31), às 19h30, na Vila Olímpica, a programação de espetáculos abre com “Leno queria nascer flor”, solo de Rogério Costa, que traz uma narrativa poética e reflexiva que questiona os padrões sociais e celebra a diversidade humana. Um grande saco de lixo perambula pelas ruas e deste amontoado de entulho surge Leno, um andarilho que ocupa o espaço público estabelecendo relações com o lugar e com as pessoas. 

Revirando todo o lixo que carrega, Leno descobre personagens e histórias reais ou inventadas, que o levam a viagens reveladoras de um imaginário de lembranças imprecisas. As narrativas compartilhadas por ele refletem os aspectos existenciais e estabelecem uma espécie de pacto de humanidade, enquanto busca seguir seu caminho com sua dança e seu grito para nascer flor.

O espetáculo convida o público a refletir sobre os excluídos sociais e a beleza que pode emergir dos lugares mais improváveis.

Fagulha

No sábado (1º), também às 19h30, é a vez do público conferir a peça “Fagulha”, vencedora do Troféu Gralha Azul 2023 na categoria melhor espetáculo adulto, que apresenta um olhar sobre transformação e renascimento. A peça constrói uma atmosfera onírica e poética, explorando temas profundos sobre ciclos da vida, morte e renovação. Um pássaro aparece para dois viajantes, Aurora e Perigeu, e os leva até um misterioso vão do mundo. 

Nesse lugar simbólico, amontoado às ruínas de tudo aquilo que foi ou vai ser um dia, vive Terreno. Ali, os três passam a compartilhar a mesma terra e testemunham a anunciação de uma tempestade devastadora. Para sustentar o céu e conseguir tecer o amanhã, os viajantes são convocados a deixar pelo caminho tudo o que precisa morrer. 

Encontro de Gigantes

Fechando a Caravana em Maringá, no domingo (2), às 16h, será apresentado o premiado “Encontro de Gigantes”, um espetáculo para crianças que celebra de forma lúdica e interativa a existência milenar das pernas de pau. Duas figuras excêntricas e divertidas aguardam com curiosidade a realização do tão esperado encontro de gigantes na companhia do público. 

Enquanto nada acontece, questionamentos mirabolantes são levantados: o que seria esse tal encontro? Os gigantes das histórias realmente existem? Como podemos saber se uma coisa realmente existe? 

Os três espetáculos serão apresentados na Vila Olímpica, com entrada gratuita e a presença de intérprete de libras. 

Projeto de alcance estadual

Depois de Maringá, a Caravana segue para Curitiba, Paranaguá, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão. Ao todo, serão 30 apresentações, todas gratuitas, até maio de 2026. A “Caravana Ás de Paus” é um projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de fomento à cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal.

Núcleo Ás de Paus

Criado em 2008, em Londrina, o Núcleo Ás de Paus ganhou destaque ao longo de sua trajetória obtendo reconhecimento nacional com mais de 500 apresentações em 20 estados brasileiros, conquistando diversos prêmios. 

Em 2023, o grupo recebeu o Troféu Gralha Azul em sete categorias. Em 2022, fundou a Ibirá das Artes, espaço cultural que abriga a sede do grupo e também uma escola de teatro, onde são oferecidos cursos para todas as idades. Em agosto de 2025, o grupo recebeu o Diploma de Reconhecimento Público, concedido pela Câmara de Vereadores de Londrina. 

A produção dos espetáculos e assessoria de imprensa em Maringá é de Rachel Coelho, da 2 Coelhos Comunicação e Cultura.

2 Coelhos Comunicação e Cultura