CULTURA

Maringá celebra as Artes Visuais com o 6º SMAC e o 1º Salão Maringaense de Arte Contemporânea

Exposição reúne 16 artistas da cidade e permanece em cartaz até 30 de outubro.

Maringá celebra as Artes Visuais com o 6º SMAC e o 1º Salão Maringaense de Arte Contemporânea
Além da exposição, a cidade recebe o 6º Seminário Maringaense de Arte Contemporânea (SMAC), que acontece até 4 de outubro, também no CAC. - Foto: Divulgação/Amanda Fahur

Na última sexta-feira (19), foi aberta a exposição do 1º Salão Maringaense de Arte Contemporânea, reunindo 16 artistas da cidade na Sala Lukas do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC). A mostra, com entrada gratuita, permanece em cartaz até 30 de outubro e apresenta trabalhos em diversas linguagens, como pintura, escultura, fotografia, bordado, objetos e instalações.

{compartilhar}

Além da exposição, a cidade recebe o 6º Seminário Maringaense de Arte Contemporânea (SMAC), que acontece até 4 de outubro, também no CAC. A programação inclui palestras, mesa-redonda, oficina e a Reunião Setorial das Artes Visuais, criando um espaço de diálogo entre artistas, pesquisadores e o público.

Leia também:

O Seminário é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (SEMUC) em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do curso de Artes Visuais e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, que desde 2019 vêm atuando na criação e manutenção de uma programação voltada às Artes Visuais no município.

A programação deste ano teve início no dia 20 de setembro, com a palestra de abertura ministrada pela curadora Ayala Prazeres e mediação de Soraya Tory, no Auditório do CAC. No dia 25 de setembro, o mesmo espaço receberá uma roda de conversa com os artistas do prêmio aquisição e mediação da professora Vanessa Deister. 

Já em 27 de setembro, na Sala 6 do CAC, ocorrerá a oficina “Experiência criativa a partir de contos”, conduzida por Cristina Agostinho, mediante inscrição prévia (link disponível no final da matéria). A programação segue com a palestra “O acervo de arte municipal e as políticas de aquisição”, ministrada por Hagá Galvão, também na Sala 6, no dia 2 de outubro. Encerrando o seminário, no dia 4 de outubro, acontecerá a Reunião Setorial das Artes Visuais, reunindo artistas e agentes culturais para debater os rumos do segmento em Maringá.

Sobre o 1º Salão de Arte Contemporânea: 

A curadoria do 1º Salão Maringaense é assinada por Ayala Prazeres, curadora independente, artista e mestranda em Estudos Contemporâneos das Artes na Universidade Federal Fluminense (UFF). Já o processo de seleção dos trabalhos contou também com a participação dos pareceristas Vanessa Deister, artista, pesquisadora e professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM); e Herivaldo Galvão, curador residente da Gerência de Patrimônio Histórico da SEMUC.

Reunindo 16 artistas da cidade, os artistas premiados e que passam a incorporar o acervo do Museu Hélenton Borba Cortes são: Annelise Nani, Tadeu dos Santos (Coletivo Kókır) e Gustavo Barrionuevo, fortalecendo o patrimônio cultural de Maringá. A lista completa de artistas também inclui: Amanda Fahur, Carol Schavaren, Cristina Agostinho, Enne Flicts, Gabriela Romagnolli, Gabriela Ruoso, Jaqueline Nascimento, Laura Ridolfi, Luiza Dalla Vecchia Faquinello, Paolo Ridolfi, Priscila Castro de Souza, Roberta Stubs e Vanderlei Junior, Elisa Riemer, Luciana Ramin e Augusta Rezende.

A premiação dos artistas do 1º Salão Maringaense de Arte Contemporânea foi viabilizada com recursos do primeiro ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), política cultural do Governo Federal destinada a fomentar ações de incentivo à arte em todo o país.

A visitação é gratuita e aberta ao público durante toda a semana. Também é possível agendar visitas mediadas, conduzidas por estudantes do curso de Artes Visuais da UEM e pela equipe de Patrimônio da Secretaria de Cultura. Os horários com mediação são: quintas e sextas-feiras, das 9h às 12h, e de segunda a sábado, das 14h às 16h30. É possível agendar visita com escolas nestes períodos, o telefone de contato é diretamente com a Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá: (44) 31276120.

Serviço

1º Salão Maringaense de Arte Contemporânea
Local: Sala Lukas – Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC)
Período de visitação: 20 setembro - 30 de outubro de 2025
Horários: 8h - 12h / 13h - 17h30
Visitas Mediadas:
Quinta e sexta-feira, das 9h às 12h
Segunda-feira a sábado, das 14h às 16h30
Entrada gratuita

6º Seminário Maringaense de Arte Contemporânea (SMAC)
Local: Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC)
Entrada gratuita
25 de setembro – quinta-feira
19h30 | Mesa-redonda “Artistas Aquisição”
Mediação: Vanessa Deister
Local: Auditório do CAC

27 de setembro – sexta-feira
8h | Oficina “Experiência criativa a partir de contos”
Ministrante: Cristina Agostinho
Local: Sala 6 do CAC
Inscrição neste formulário

2 de outubro – quinta-feira
19h30 | Palestra “O acervo de arte municipal e as políticas de aquisição”
Ministrante: Hagá Galvão
Local: Sala 6 do CAC

4 de outubro – sábado
14h | Reunião Setorial das Artes Visuais
Local: Sala 6 do CAC

Assessoria de imprensa