Equipe da UEM conquista campeonato de karatê tradicional pela oitava vez
Delegação encerrou a competição com 104 medalhas, sendo 41 ouros. Saiba mais.

No último final de semana, representantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estiveram em Mauá da Serra para a 2ª etapa do 35º Campeonato Paranaense de Karatê-dô Tradicional, realizada no Ginásio de Esportes Macedão.
A equipe da universidade, através do Instituto Hagakure, conquistou o título de campeã pela oitava vez, garantindo o primeiro lugar na classificação geral para Maringá.
{compartilhar}
A delegação da UEM contou com seis árbitros, duas mesárias, 52 atletas e 17 equipes. Os karatecas conquistaram, ao todo, 104 medalhas, sendo 41 ouros, 25 pratas e 38 bronzes.
No total, 350 praticantes do esporte de 14 associações de todo o Paraná participaram da competição do calendário da Federação de Karatê-dô Tradicional do Estado do Paraná (FKTPR).
Leia também:
- Secretaria de Saúde solicita com urgência doações de sangue dos tipos O- e O+
- Pela primeira vez em 14 anos, maior nota do vestibular da UEM não é do curso de Medicina
- Saiba quais regiões de Maringá estão na programação de desligamento da Copel nesta semana
Atletas com idades entre cinco e 76 anos disputaram diferentes categorias (infantil, adulto e master) nas modalidades individuais e em equipes de kata (sequência de movimentos de ataque e defesa), kumite (luta), enbu (demonstração de movimento ou dupla ou grupo) e fukugo (kata + kumite), buscando pontuar para conseguir uma vaga nas finais e, consequentemente, na Seleção Paranaense que disputará o Brasileiro de 2025, em Teresópolis, no Rio de Janeiro.
A Associação Cianorte de Karatê Tradicional (ACKT), de Cianorte, foi vice-campeã. Completaram o pódio em terceiro e quarto lugar, respectivamente, a Escola de Artes Marciais Fernandes, de Curitiba, e a Academia de Karatê Caminho Livre (AKCL), de Apucarana. Os quatro melhores atletas do ranking em cada categoria se classificam para a Copa dos Campeões, em novembro.
As aulas de Karatê-dô do Instituto Hagakure ocorrem no bloco M-08, em frente ao Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP), no câmpus sede da UEM, às terças e quintas-feiras, em duas turmas: das 17h30 às 19h e das 19h às 20h30; aos sábados, a aula da turma infantil é das 9h às 10h30 e da turma adulta, das 10h30 às 12h.
Mais informações pelo site do Departamento de Educação Física (DEF) ou pelo Instagram @institutohagakure.