Secretaria de Saúde solicita com urgência doações de sangue dos tipos O- e O+
Doadores de todo o estado podem ajudar no estoque da Rede Hemepar.

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), solicita doações de sangue dos tipos O+ e O- com urgência.
{compartilhar}
“A doação de sangue é um ato de solidariedade que salva vidas. Historicamente, com a baixa nas temperaturas, as doações costumam diminuir, mas a demanda por sangue permanece. Por isso, cada doação pode fazer toda a diferença”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Leia também:
- Maringá registra queda de um terço na taxa de homicídios
- Salários de até R$ 16 mil: veja os concursos públicos e PSSs com inscrições abertas no Paraná
- Professor da UEM vence Prêmio Jabuti Acadêmico
- Governo Federal anuncia plano de R$ 30 bilhões para empresas afetadas por tarifaço
A Rede Hemepar conta com 23 unidades distribuídas em todo o território paranaense e fornece hemocomponentes para 384 hospitais.
As unidades que necessitam de doações com urgência são Curitiba, Biobanco, Ponta Grossa, União da Vitória, Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cianorte, Apucarana, Jacarezinho, Telêmaco Borba.
Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes ao ano. Mulheres, a cada três meses, num total de três doações ao ano.
O doador deve pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).
O Hemepar ressalta que, para maior conforto do doador, é importante agendar a doação com antecedência. O agendamento pode ser realizado online, por meio do site da Sesa.