SAÚDE

Secretaria de Saúde intensifica aplicação da vacina BCG durante o mês de julho em Maringá

Imunizante estará disponível em novas Unidades Básicas de Saúde a partir desta terça-feira (1º). Saiba onde.

Secretaria de Saúde intensifica aplicação da vacina BCG durante o mês de julho em Maringá
Antes de vacinar a criança, é necessário que os pais ou responsáveis realizem o cadastro do bebê na UBS mais próxima da residência. - Foto: Reprodução/Prefeitura do Rio

Para marcar o Dia da Vacina BCG, celebrado no dia 1º de julho, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, vai intensificar a aplicação do imunizante durante o mês de julho nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Aclimação, Alvorada, Iguaçu e Mandacaru.

{compartilhar}

A vacinação estará disponível de segunda a sexta nas quatro unidades, além da Sala de Vacina da Secretaria de Saúde. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal e proteger os bebês contra as formas graves da tuberculose.

O imunizante também está disponível para bebês nascidos nas maternidades do Hospital Universitário e do Hospital Santa Casa.

Leia também:

Antes de vacinar a criança, é necessário que os pais ou responsáveis realizem o cadastro do bebê na UBS mais próxima da residência. Para o cadastro, é necessário apresentar o registro de nascimento e resumo de alta hospitalar da criança, além de documentos pessoais dos pais ou responsáveis. 

Já no dia da aplicação da vacina, é necessário apresentar a carteira de vacinação, certidão de nascimento, o número do cadastro municipal e os documentos dos responsáveis. Não há necessidade de agendamento prévio.

Confira os horários de vacinação nas UBSs durante o mês de julho, de segunda a sexta-feira:

  • Sala de Vacina da Secretaria de Saúde – 8h30 às 14h30
  • UBS Aclimação – 9h às 14h
  • UBS Alvorada III – 9h às 12h30
  • UBS Iguaçu – 9h às 12h30
  • UBS Mandacaru – 10h às 15h

A vacina BCG é recomendada pelo Ministério da Saúde para recém-nascidos, mas pode ser administrada em crianças de até quatro anos. Bebês prematuros também podem ser imunizados, desde que tenham mais de dois quilos.

Prefeitura de Maringá