GERAL

Edital da edição de 2025 do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será divulgado em julho

Ao todo, 3.352 vagas, em 35 órgãos federais, estarão disponíveis.

Edital da edição de 2025 do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será divulgado em julho
No CPNU 2, as provas serão realizadas em duas fases. No dia 5 de outubro, a avaliação objetiva será aplicada em 228 cidades do Brasil e, apenas os aprovados nesta fase farão a prova discursiva em 7 de dezembro. - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será realizada no dia 5 de outubro, de acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em anúncio realizado nesta segunda-feira (28). O edital está previsto para ser divulgado em julho.

{compartilhar}

Ao todo, 3.352 vagas estarão disponíveis, distribuídas entre 35 órgãos federais. Desse total, 2.180 são para convocação imediata, sendo 1.672 de nível superior e 508 de nível intermediário. O restante das vagas (1.172) são destinadas para formação de cadastro reserva e apenas de nível superior

Leia também:

“A gente fez por cadastro reserva não porque não irá contratar. E, sim, porque a gente fez um quantitativo que a gente pode precisar um pouco menos ou um pouco mais, dependendo do processo de dimensionamento da força trabalho que estamos fazendo [em cada órgão federal]”, explicou a ministra do MGI, Esther Dweck, em coletiva. 

Em 2025, as vagas estarão divididas em nove blocos temáticos. Assim como aconteceu no primeiro CPNU, os candidatos poderão se inscrever em diferentes cargos dentro do mesmo bloco e definir uma lista com a ordem de preferência.

Duas etapas

No CPNU 2, as provas serão realizadas em duas fases. No dia 5 de outubro, a avaliação objetiva será aplicada em 228 cidades do Brasil e apenas os aprovados nesta fase farão a prova discursiva em 7 de dezembro. 

“Isso acontece em outros concursos.  A gente não tinha feito assim no CPNU 1, tentando fazer tudo na mesma data. Na nossa visão, isso foi um dos pontos que, desde a nossa análise do concurso, era algo que poderia ser aperfeiçoado”, explicou a ministra.

O resultado final será divulgado em fevereiro de 2026.

Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa