OBRAS

Contorno Sul de Maringá terá pavimento de concreto, anuncia Governo do Estado

Alta rigidez do material deve assegurar maior durabilidade das pistas, evitando acidentes de trânsito. Saiba mais.

Contorno Sul de Maringá terá pavimento de concreto, anuncia Governo do Estado
Trecho de 11,8 km de extensão passa por dentro de Maringa ligando a PR-317 à BR-376. - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Nesta quinta-feira (20), o governador Ratinho Júnior anunciou que o Contorno Sul (Avenida Prefeito Sincler Sambatti) terá obras para pavimentação rígida. A novidade foi divulgada durante o evento de lançamento da rede de gás canalizado em Maringá.

{compartilhar}

O pavimento será de concreto, garantindo maior durabilidade e menos buracos nas pistas da via — que corta a cidade e se liga às principais rodovias da região. 

“É uma artéria que corta a cidade e liga as principais rodovias da região. Nós precisamos manter essa arteira à altura do crescimento de Maringá, com um projeto moderno e que terá uma durabilidade muito maior”, destacou Ratinho Júnior.

Leia também: 

Durante o mês de janeiro a Prefeitura de Maringá realizou operação tapa-buracos e implementação de faixas reflexivas em trechos do Contorno Sul. Mas, como o Anel Viário Prefeito Sincler Sambatti tem fluxo pesado de veículos, os danos ao pavimento são contínuos.

Os buracos da via colocam a vida dos motoristas em risco e, por isso, o Contorno Sul é um dos trechos com maior número de acidentes na cidade. 

“Todos os problemas que a gente tem tido aqui para manutenção do Contorno, com estes buracos, com todas as dificuldades que a gente tem, vão desaparecer na medida em que a pista atual e a nova pista serão feitas em pavimento rígido, em concreto. Será o primeiro pavimento rígido urbano nessas condições do Paraná”, disse Barros.

Em 2021, foram registrados 40 casos na via e não houve mortes. No ano seguinte, foram 65 acidentes e quatro mortes no local. Já em 2023, entre 1º de janeiro e 10 de agosto, o número de acidentes chegava a 68, contabilizando cinco mortes. Os dados são do Detran-PR.

Apenas nas primeiras oito semanas de 2025 já foram registrados 495 acidentes em Maringá. Os trechos com maior número são a Avenida Colombo (23), Avenida Prefeito Sinclair Sambatti/Contorno Sul (22) e Avenida Brasil (17). 

Maringa.Com