Contorno Sul de Maringá terá pavimento de concreto, anuncia Governo do Estado
Alta rigidez do material deve assegurar maior durabilidade das pistas, evitando acidentes de trânsito. Saiba mais.

Nesta quinta-feira (20), o governador Ratinho Júnior anunciou que o Contorno Sul (Avenida Prefeito Sincler Sambatti) terá obras para pavimentação rígida. A novidade foi divulgada durante o evento de lançamento da rede de gás canalizado em Maringá.
{compartilhar}
O pavimento será de concreto, garantindo maior durabilidade e menos buracos nas pistas da via — que corta a cidade e se liga às principais rodovias da região.
“É uma artéria que corta a cidade e liga as principais rodovias da região. Nós precisamos manter essa arteira à altura do crescimento de Maringá, com um projeto moderno e que terá uma durabilidade muito maior”, destacou Ratinho Júnior.
Leia também:
- Confira a programação do Carnaval 2025 no Paraná
- Morador de Maringá está entre os 10 maiores ganhadores dos sorteios do Nota Paraná
- Municípios ofertam profilaxia de prevenção contra o HIV/Aids; entenda o tratamento
- ‘O Brutalista’, ‘Flow’, ‘Fé Para o Impossível’ e ‘Kayara - A Princesa Inca’ estreiam em Maringá
Durante o mês de janeiro a Prefeitura de Maringá realizou operação tapa-buracos e implementação de faixas reflexivas em trechos do Contorno Sul. Mas, como o Anel Viário Prefeito Sincler Sambatti tem fluxo pesado de veículos, os danos ao pavimento são contínuos.
Os buracos da via colocam a vida dos motoristas em risco e, por isso, o Contorno Sul é um dos trechos com maior número de acidentes na cidade.
“Todos os problemas que a gente tem tido aqui para manutenção do Contorno, com estes buracos, com todas as dificuldades que a gente tem, vão desaparecer na medida em que a pista atual e a nova pista serão feitas em pavimento rígido, em concreto. Será o primeiro pavimento rígido urbano nessas condições do Paraná”, disse Barros.
Em 2021, foram registrados 40 casos na via e não houve mortes. No ano seguinte, foram 65 acidentes e quatro mortes no local. Já em 2023, entre 1º de janeiro e 10 de agosto, o número de acidentes chegava a 68, contabilizando cinco mortes. Os dados são do Detran-PR.
Apenas nas primeiras oito semanas de 2025 já foram registrados 495 acidentes em Maringá. Os trechos com maior número são a Avenida Colombo (23), Avenida Prefeito Sinclair Sambatti/Contorno Sul (22) e Avenida Brasil (17).