Universidade Estadual de Maringá titula 1ª doutora chinesa
Hong Zhu é pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais.
Hong Zhu, pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), tornou-se a primeira doutora chinesa a obter o título de doutorado pela instituição.
{compartilhar}
Ela também foi contemplada com uma bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) durante todo o período de sua pesquisa.
Leia também:
- Nota Paraná vai devolver créditos usados para abater o IPVA de motos isentas
- UFPR tem vagas destinadas ao Sisu 2025: saiba como se candidatar
- CAC oferece oficinas gratuitas de férias em Maringá; saiba como participar
- Câmara de Guarapuava abre concurso com salários de até R$ 12,8 mil
A tese, intitulada “Pressões antropogênicas sobre comunidades tropicais de água doce: pressões diretas, indiretas e tendências de pesquisa global”, estudou a perda da biodiversidade nos sistemas de água doce causada pelos impactos das atividades humanas, como a urbanização e as mudanças climáticas.
A pesquisa foi orientada pelo professor Roger Paulo Mormul, do Departamento de Biologia (DBI), e teve como base dados de campo, experimentos e análises bibliométricas.
Hong Zhu disse que adorou trabalhar em um ambiente que promoveu seu crescimento acadêmico e pessoal. “A atmosfera geral do programa é acolhedora, com professores e funcionários acessíveis e sempre dispostos a oferecer orientação”, contou.
Ela também destacou o compromisso do PEA e do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia) com a internacionalização, por meio de disciplinas em inglês, workshops e uma cultura acadêmica inclusiva. “Apreciei muito a interação com alunos internacionais e locais, o que permitiu criar uma atmosfera de trabalho colaborativo e de apoio”, afirmou.
A Comissão Julgadora da tese, defendida no mês de dezembro de 2024, foi composta pelos seguintes docentes: Roger Paulo Mormul, da UEM; Danielle Katharine Petsch, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp); Aline Rosado, da UEM; Luiz Carlos Gomes, da UEM; Sidinei Magela Thomaz, da UEM; Bruno Renaly Souza Figueiredo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e André Andrian Padial, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).