Queijo paranaense está entre os nove melhores do mundo
Passionata é único brasileiro no ranking e também ganhou título de melhor queijo latino americano no World Cheese Awards.
Um queijo fino produzido no Oeste do Paraná ficou entre os nove melhores do mundo (super ouro) e recebeu o título de melhor da América Latina no concurso World Cheese Awards, realizado em Portugal.
{compartilhar}
O produto, chamado de Passionata, concorreu com 4.784 tipos de queijos de 47 países. O Láurea ficou com a prata e o Entardecer d´Oeste com o bronze. Todos são produzidos no Biopark, em Toledo.
Leia também:
- Governo do Paraná realiza leilão de 312 veículos com lances a partir de R$ 950
- Cinco hábitos que provocam desperdício de energia elétrica em casa
- Prefeitura de Cianorte abre concurso com salários de até R$ 8,3 mil
- Saiba quais regiões de Maringá ficarão sem energia durante esta semana
As três especialidades de queijo apresentadas no World Cheese Awards foram desenvolvidas no laboratório de queijos finos e serão fabricadas e comercializadas pela queijaria Flor da Terra.
O projeto de queijos finos do Biopark é realizado em parceria com o Biopark Educação, existe há cinco anos e foi criado com a intenção de melhorar o valor agregado do leite para pequenos e médios produtores.
“A transferência da tecnologia é totalmente gratuita e essa premiação mostra como podemos produzir queijos finos com muita qualidade aqui em Toledo”, disse uma das fundadoras do Biopark, Carmen Donaduzzi.
Neste ano, foram introduzidas cinco novas especialidades para os produtores vinculados ao projeto de queijos finos: tipo Bel Paese, Cheddar Inglês, Emmental, Abondance e Jack Joss.
A qualidade do leite é analisada no laboratório do parque e, conforme as características encontradas no leite, são sugeridas de três a quatro tecnologias de fabricação de queijos que foram previamente desenvolvidas no laboratório com leite com características semelhantes. O produtor então escolhe a que mais se identifica para iniciar a produção.