ECONOMIA

Inflação: 25% dos brasileiros não conseguem pagar todas as contas do mês

O levantamento foi realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Instituto FSB Pesquisa que aponta mudanças no comportamento dos consumidores

Inflação: 25% dos brasileiros não conseguem pagar todas as contas do mês
Pesquisa aponta que 45% dos brasileiros pararam de comer fora de casa, 43% diminuíram gastos com transporte público e 40% deixaram de comprar alguns alimentos. - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Um em cada quatro brasileiros não consegue pagar todas as contas no fim do mês, é o que aponta pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Instituto FSB Pesquisa. O aumento da inflação mudou os comportamentos dos consumidores, que agora também gastam menos com lazer, viagens e roupas. 

De acordo com o levantamento, 64% dos brasileiros cortaram gastos desde o início do ano20% pegaram algum empréstimo ou contraíram dívidas nos últimos 12 meses

Em relação a situações específicas, 34% dos entrevistados atrasaram contas de luz ou água19% deixaram de pagar o plano de saúde16% tiveram de vender algum bem para quitar dívidas. 

Além disso, 45% dos brasileiros pararam de comer fora de casa43% diminuíram gastos com transporte público40% deixaram de comprar alguns alimentos.

Entre os itens que mais pesaram no bolso dos entrevistados nos últimos seis meses, o gás de cozinha lidera, com 68% de citações. Em seguida, vêm arroz e feijão (64%), conta de luz (62%), carne vermelha (61%) e frutas, verduras e legumes (59%). Os combustíveis aparecem em sexto lugar, com 57%.

E sair do vermelho está cada vez mais difícil. Isso porque, de acordo com o levantamento, apenas 29% dos brasileiros poupam, enquanto 68% não conseguem guardar dinheiro. Apesar da situação que exige cortes de gastos, 56% dos entrevistados acreditam que a situação econômica pessoal estará um pouco ou muito melhor até dezembro.

Foram entrevistados presencialmente 2.008 cidadãos, em todas as unidades federativas, de 23 a 26 de julho.

Agência Brasil