EDUCAÇÃO

Projeto “PET na Praça” realiza divulgação científica através de atividades lúdicas e didáticas

O Programa de Educação Tutorial será realizado pela Unipet/UEM em frente ao Parque do Ingá na manhã deste domingo (22)

Projeto “PET na Praça” realiza divulgação científica através de atividades lúdicas e didáticas
Os cursos participantes são Agronomia, Economia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Farmácia, Física, Informática, Matemática, Odontologia, Pedagogia, Química e Zootecnia. - Foto: Divulgação

Na manhã deste domingo (22), em frente ao Parque do Ingá, será realizado o PET na Praça, Programa de Educação Tutorial que tem o objetivo de divulgar as iniciativas científicas de diversos cursos da UEM de forma didática e lúdica para toda a comunidade. 

Realizado pela Unipet/UEM, o Programa de Educação Tutorial são organizações mantidas por alunos da instituição com o propósito de desenvolver atividades de ensino e de pesquisa e extensão. 

O PET na Praça será realizado no Largo Júlio do Carmo Esteves, em frente ao Parque do Ingá, neste domingo (22) das 9 às 12 horas. Os cursos participantes são Agronomia, Economia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Farmácia, Física, Informática, Matemática, Odontologia, Pedagogia, Química e Zootecnia. 

“O PET na Praça é uma dessas atividades, onde os grupos têm a oportunidade de mostrar parte de seu trabalho à população por meio de explicações, demonstrações e oficinas. O objetivo é levar à comunidade externa temas de interesse público sobre diversas áreas, proporcionando momentos de aprendizado, conhecimento e troca de saberes, tanto em relação aos conteúdos propostos quanto outros”, destaca Bruno Pimentel Anitele, parte do PET Engenharia Têxtil da UEM.

Confira algumas das atividades que serão realizadas no PET na Praça: 

  • PET Farmácia irá falar sobre o que é diabetes e seus sintomas e também irá falar sobre o que é o cigarro eletrônico, um novo hábito deletério e do porque está sendo muito consumido no lugar do tabaco.
  • PET Odontologia visa conscientizar a população a respeito da prevenção do câncer bucal, através de instruções da realização do autoexame e fatores de risco.
  • PET Informática irá conduzir quizzes e jogos educacionais sobre a área da computação, visando desmistificar alguns temas da área e introduzir o conceito de algoritmos para pessoas leigas na área.
  • PET Enfermagem visará a orientação da população acerca da doação de órgãos a partir de um jogo de mitos e verdades.
  • PET Física fará uma apresentação de experimentos didáticos de acústica, mecânica, hidrodinâmica, eletrostática e astronomia.
  • PET Educação Física fará uma apresentação sobre brinquedos críticos (com temas a serem problematizados e debatidos socialmente), alongamentos e danças populares, sendo um pouco dos conhecimentos que constituem nossa formação nas subáreas sociocultural, pedagógica e biodinâmica.
  • PET Engenharia Têxtil irá abordar os tipos de fibras têxteis e suas finalidades, com o intuito de mostrar a diferenciação e uso em determinados tipos de vestuários. Dessa forma envolver os visitantes nas diversas fibras têxteis e as mais comuns nos locais de venda.
  • PET Pedagogia trabalhará o resgate das brincadeiras antigas para ampliação do repertório cultural dos visitantes por meio de estações de jogos e brincadeiras e oficina de bola de meia em parceria com uma turma da UNATI.
Maringa.Com