DOAÇÃO

Hemocentro de Maringá registra situação crítica no estoque de sangue tipo O+ e O-

Com a chegada do frio, o índice de doações de sangue tende a cair em todo o Estado e a falta crítica dos tipos sanguíneos O+ e O- acende situação de alerta

Hemocentro de Maringá registra situação crítica no estoque de sangue tipo O+ e O-
Os tipos sanguíneos em falta são os mais utilizados por serem compatíveis com quase todos os outros tipos de sangue. - Foto: Divulgação/UEM

Nesta quarta-feira (18) o Hemepar, Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, divulgou a urgência nas doações de sangue, principalmente os tipos O+ e O- e, em Maringá, a situação também é crítica no estoque do banco de sangue do Hemocentro da cidade. 

A situação pode ficar ainda pior, pois a chegada do frio é um fator que afeta diretamente a doação de sangue. “Além de um comportamento mais caseiro por parte das pessoas, condições como resfriado e gripe também estão mais presentes, o que cria um quadro desfavorável para a doação”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves. 

No Hemocentro de Maringá, conforme informações do banco de sangue, estoques dos tipos O+ e O- estão em situação crítica. Os dois tipos são os únicos nessa situação e todos os outros estão com estoque em situação estável. 

Foto: Reprodução/Hemocentro de Maringá

Os tipos sanguíneos em falta são os mais utilizados por serem compatíveis com quase todos os outros tipos de sangue. Classificados no padrão ABO, cada tipo de sangue possui especificidades e é importante que a transfusão só seja feita em pessoas que possuem compatibilidade, caso contrário pode haver reações transfusionais, o que pode gerar complicações graves. 

Veja abaixo a tabela com informações transfusionais de cada tipo sanguíneo: 

Tipo de sanguePode doar paraPode receber de
A+ AB+ e A+A+, A-, O+ e O-
A- A+, A-, AB+AB- A- e O-
B+B+ e AB+B+, B-, O+ e O-
B-B+, B-, AB+ e AB-B- e O-
AB+AB+Todos
AB-AB+ e AB-A-, B-, O- e AB-
O+A+, B+, O+ e AB+O+ e O-
O-TodosO-


QUEM PODE DOAR — Pessoas com idade entre 16 e 69 anos completos podem fazer a doação de sangue, mas os menores de idade devem apresentar autorização e presença do responsável legal. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado e apresentar documento oficial com foto além de responder um questionário sobre hábitos e saúde.

Para realizar doação no Hemocentro de Maringá e em todo o Estado, os interessados podem realizar um agendamento online por este link. Basta selecionar o município e selecionar a data disponível para coleta. O Hemocentro de Maringá fica localizado na avenida Mandacaru, 1600, no Parque das Laranjeiras. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3011-9400.

Maringa.Com