REFORMA

Praça Napoleão Moreira da Silva em Maringá será revitalizada

Algumas novidades do espaço incluem fonte, ATI, parquinho, mesas de jogos cobertas e mais

Praça Napoleão Moreira da Silva em Maringá será revitalizada
A Prefeitura instalou uma placa com informações e imagens de como ficará a praça após a reforma. - Foto: Divulgação

Parte do programa de revitalização “Praça Para Todos” a reforma na Praça Napoleão Moreira da Silva visa devolver o espaço com lazer para os maringaenses. Além de ganhar novos equipamentos para a comunidade, a revitalização também preserva aspectos históricos e urbanísticos do arquiteto José Augusto Bellucci, da década de 1960.

As obras começaram no dia 15 de dezembro do ano passado e estão com 6% do cronograma realizado, com acompanhamento da Secretaria de Obras Públicas. A previsão de entrega é em agosto deste ano. A reforma é realizada pela Proec Engenharia, que venceu a licitação, e tem custo total de R$ 3,7 milhões.

A Prefeitura instalou uma placa com informações e imagens de como ficará a praça após a reforma. Quem passa pelo local, pode verificar que, em breve, haverá um espaço revitalizado com novos equipamentos e que preservam a história da cidade. 

A Praça Napoleão Moreira da Silva, assim como outras praças antes da revitalização, estava em estado precário. Piso quebrado, com risco de acidentes para pedestres, sem iluminação, entre outros problemas que favorecem a ação de criminosos e prostituição. 

PRESERVAÇÃO - O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) informa que, no projeto da reforma da Praça Napoleão Moreira da Silva, estão mantidos os principais aspectos urbanísticos e históricos. 

Entre eles, a preservação do busto do comerciante e vereador Napoleão Moreira da Silva, os bancos curvilíneos de cimento, o platô (parte elevada no centro da praça), a vegetação como palmeiras e arbustos, o desenho e traçado original (que não tem registro oficial de ser no formato do mapa do Paraná e tampouco se parece com o mapa do Estado, conforme mostram sobreposições de imagens e projetos presentes no documento de avaliação), outras estruturas de concreto, entre outros. 

As muretas com tijolos estavam parcialmente danificadas, alguns tijolos quebrados, outros rachados e trechos tortos. Há dezenas de fotografias registrando os danos e que foram usados na avaliação. Danos estes que contrariam o projeto de modernização. Por isso, as muretas foram removidas e serão reconstruídas. 

NOVIDADES - A praça ganhará uma fonte aquática, Academia da Terceira Idade (ATI), parquinho, mesas de jogos com área coberta, espaços para feiras e eventos, paraciclos, câmera de vídeo com monitoramento pela Guarda Civil Municipal, iluminação com lâmpadas de led, entre outros equipamentos para uso gratuito da comunidade.

Prefeitura de Maringá