ALERTA

Veja como emitir a guia de pagamento do IPVA, evitando fraudes ou golpes

Atualmente estão circulando nos meios digitais diversas iscas para aplicação desses golpes, com destaque para os boletos falsos, enviados via Internet, WhatsApp, SMS e sites falsos

Veja como emitir a guia de pagamento do IPVA, evitando fraudes ou golpes
No Paraná já é possível emitir a guia de pagamento pelo site do Detran PR e também pelo da Receita de Estado da Fazenda. - Foto: Divulgação

Os golpistas sempre se aproveitam dos fatos mais debatidos no momento para tentar enganar a população e como muitos brasileiros estão preocupados com o pagamento do IPVA, esse tema vem sendo foco de artimanhas para tirar dinheiro dos contribuintes.

Atualmente estão circulando nos meios digitais diversas iscas para aplicação desses golpes, com destaque para os boletos falsos, enviados via Internet, WhatsApp, SMS e sites falsos. Esses emitem guias de pagamento do IPVA, geralmente com descontos, para enganar os contribuintes.

Além dessa ação, outra que ocorre com frequência é em relação a existência de sites que simulam a aparência da página das secretarias da fazenda, com o objetivo de colher as informações dos proprietários de veículos, para outra finalidade. A prática, conhecida como Phishing, que é uma tentativa de fraude eletrônica caracterizada para adquirir senhas, dados financeiros, número de cartões de crédito e outros dados pessoais.

Para combater essa situação, muitas secretarias dos estados estão fazendo campanhas de alerta aos contribuintes, para que consultem somente os canais oficiais para a obtenção de informações sobre o seu IPVA.

No Paraná já é possível emitir a guia de pagamento pelo site do Detran PR e também pelo da Receita de Estado da Fazenda. Lembrando que o boleto para pagamento não chega mais em casa por meio dos Correios.

COMO EMITIR — Primeiro é preciso acessar o site do Detran PR ou diretamente o da Secretaria Estadual de Fazenda e é necessário ter em mãos o número do Renavam. Esse número consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Depois, o direcionamento é feito para o site da Fazenda Estadual. Basta conferir os dados do seu veículo e escolher a opção de pagamento à vista ou parcelado, pelo código de barras ou pelo QR code do PIX.

Após escolher a forma de pagamento, basta clicar em “Emitir GR-PR (com Pix) e fazer o pagamento do boleto ou do QR code do PIX.

Maringa.Com com informações do Tribuna UOL