Em 2020, treinamento de mesários acontece por meio de aplicativo
Os mesários selecionados em 2020 têm até o dia 11 de novembro para concluir as aulas
Em 2020, por causa da pandemia da Covid-19, os mesários convocados para trabalharem nas Eleições devem realizar o treinamento on-line. Para isso, a Justiça Eleitoral disponibilizou o app “Mesário”, que está disponível nas lojas do Android e iOS.
O treinamento do mesário em 2020 acontece por meio do aplicativo “Mesário”. Para isso, as pessoas convocadas pela Justiça Eleitoral devem ir até a loja de aplicativos do seu celular (Google Play ou App Store) e baixar o app.
Em seguida, com o aplicativo baixado em seu aparelho celular, você escolhe entre duas opções: “Sou mesário” e “Sou eleitor”. Então, digita seu nome completo e o número do título de eleitor.
Aplicativo “Mesário” disponibiliza treinamento para Eleições 2020
Pronto, agora você terá acesso a todo conteúdo do treinamento do mesário em 2020 pelo aplicativo. As aulas são organizadas em blocos de assuntos, como a preparação da seção eleitoral, os materiais disponibilizados para cada local de votação e os documentos exigidos aos eleitores para o pleito.
Cada etapa concluída desbloqueia as fases seguintes do treinamento. Ao final de cada bloco de aulas, o aluno testa os conhecimentos por meio de um conjunto de perguntas e respostas.
Por meio do aplicativo “Mesário”, o colaborador terá todas as informações sobre o funcionamento da eleição, antes e durante a votação. Os mesários selecionados em 2020 têm até o dia 11 de novembro para concluir as aulas.
QUAL É O TRABALHO DE UM MESÁRIO NAS ELEIÇÕES? – De acordo com a Justiça Eleitoral, o mesário é peça fundamental para garantir o sucesso de uma eleição, atuando na recepção dos eleitores e na condução dos trabalhos na seção eleitoral.
Qualquer pessoa maior de 18 anos e que esteja em situação regular pode trabalhar nas eleições. Os mesários são designados para seções eleitorais dentro da zona eleitoral em que estão inscritos.
O trabalho não é remunerado, mas ele faz jus a auxílio-alimentação no 1º turno e, se houver, também no 2º turno das eleições. Além disso, também tem direito a dois dias de folga para cada dia que passar nos treinamentos ou trabalhando na função a que for designado no dia da votação.
Quem trabalhar, recebe um certificado pelos serviços prestados e tem preferência no desempate em concursos públicos, desde que previsto no edital do certame.
ELEIÇÕES 2020 – Por conta do atual cenário de pandemia da Covid-19, as datas para as Eleições de 2020 foram alteradas. O novo Calendário Eleitoral 2020 segue a decisão da promulgação da Emenda Constitucional (EC) nº 107/2020.
Assim, o primeiro turno do pleito das Eleições 2020 deve acontecer no dia 15 de novembro e o segundo turno no dia 29 de novembro.