ELEIÇÃO

TSE vai testar votação pela internet em três cidades brasileiras

São Paulo, Curitiba e Valparaíso de Goiás foram as cidades escolhidas para testagem

TSE vai testar votação pela internet em três cidades brasileiras
Uma das maiores preocupações nesse sistema de votação pela internet é a segurança. - Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vai testar sistemas para votação online nas eleições municipais de novembro deste ano. Três cidades foram definidas para a testagem: São Paulo, Curitiba e Valparaíso de Goiás. Apesar disso, o voto presencial segue obrigatório em 2020.

O experimento será feito para eventualmente adotar o método nas próximas eleições. Além de tornar o processo mais ágil, fácil e barato, é preciso ter a mesma segurança. Por isso o TSE abriu edital para empresas de tecnologia apresentarem modelos virtuais que poderiam ser usados.

Essas empresas poderão montar uma estrutura dentro de locais de votação, marcada para o dia 15 de novembro, e os eleitores das três cidades estariam livres para experimentar os sistemas com smartphones. Os testes, no entanto, não têm nada a ver com os candidatos reais para prefeitos e vereadores – serão criados nomes e partidos fictícios.

Todas as estruturas e envolvidos deverão seguir os protocolos do Ministério da Saúde contra a covid-19.

A partir dessa experiência o TSE pretende ampliar as discussões sobre estratégias para mudar o sistema de votação usado no Brasil. A modernização do processo é algo visado pelo Tribunal, mas ainda não há certezas se ou quando o atual modelo será atualizado.

Uma das maiores preocupações nesse sistema de votação pela internet é a segurança. Além do sigilo do voto, é necessário evitar qualquer tipo de manipulação da votação. Além disso, o voto online não seria obrigatório já nas próximas eleições, mas sim serviria como uma alternativa.

Paraná Portal